Invasores do Capitólio perdoados por Trump começam a deixar prisões
Trump emitiu um perdão abrangente a 1,5 mil invasores da sede do Congresso dos EUA, cumprindo uma de suas promessas de campanha. Apoiadores do recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que há 4 anos atacaram o Capitólio, sede do Congresso norte-americano, começam a deixar a prisão nesta terça-feira (21/1). Nessa segunda-feira (20/1), Trump emitiu um perdão abrangente aos invasores, cumprindo uma de suas promessas de campanha.
O perdão do presidente republicano a 1,5 mil réus provocou a indignação de legisladores que estavam em perigo no ataque de 6 de janeiro de 2021, quando milhares de apoiadores de Trump invadiram o Capitólio em uma tentativa frustrada de impedir o Congresso de certificar sua derrota em 2020 para Joe Biden. As informações são do The Guardian.
Stewart Rhodes (foto em destaque), ex-líder da milícia Oath Keepers e que teve sua sentença de prisão de 18 anos comutada, foi solto logo no início da madrugada desta terça, em Cumberland, Maryland. Rhodes não entrou no Capitólio dos EUA em 6 de janeiro, mas foi considerado culpado por conspirar para usar a força contra o Congresso para impedir a certificação da eleição.
Como primeira ação como presidente, Trump assinou uma série de memorandos e decretos. O perdão de 1,5 mil americanos envolvidos na invasão do Capitólio, a mudança do nome Golfo do México para Golfo da América e saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde (OMS) estão entre as ordens presidenciais. Algumas medidas que Trump já assinou incluem a saída do país da OMS, a mudança do Golfo do México para Golfo da América, o perdão aos invasores do Capitólio, entre outras medidas polêmicas.
Trump concedeu perdão aos envolvidos na invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021. Por meio de uma proclamação, ele concedeu o perdão nominalmente a 14 pessoas, mas a medida foi estendida a muitas outras pessoas. O presidente formalizou o “perdão total, completo e incondicional a todos os outros indivíduos condenados por crimes relacionados a eventos ocorridos no Capitólio dos Estados Unidos ou próximo a ele em 6 de janeiro de 2021”.
Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.