Press "Enter" to skip to content

Trump pressionou secretário da Geórgia para ‘encontrar’ votos 

Um áudio revelado pelo jornal norte-americano “The Washington Post” neste domingo, 3, mostrou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionou o secretário de Estado da Geórgia, o republicano Brad Raffensperger, para que ele “encontrasse” votos que pudessem mudar o resultado das eleições de 3 de novembro localmente.   

A Geórgia é um dos estados em que Trump perdeu a disputa eleitoral para o democrata Joe Biden e que já recontou os votos por três vezes. No entanto, a campanha de Trump reafirma que houve fraudes.  

Durante a conversa divulgada, Trump cita as informações que vem repercutindo desde que perdeu em novembro. Essas informações, entretanto, já foram repudiadas pela Justiça por falta de provas. Acho que provavelmente ganhei por meio milhão [de votos]“, diz o mandatário. 

“De jeito nenhum eu perdi a Geórgia. Não tem jeito. Ganhamos por centenas de milhares de votos. Você acha que é possível que eles rasgaram cédulas no condado de Fulton? Porque é esse o boato”, reforçou Trump. “Tudo que eu quero fazer é isso. Só quero encontrar 11.780 votos, um a mais do que temos porque ganhamos no estado”, insistiu.  

O secretário de Estado da Geórgia, após ouvir as acusações de Trump, repudiou todas elas. Segundo ele, todas as investigações a respeito das denúncias foram realizadas e foi comprovado que o resultado das eleições foi exato. “Bem, senhor presidente, o desafio é que os dados que você tem estão errados”, afirmou o secretário. 

Após a divulgação dos áudios, diversas manifestações oficiais foram publicadas na mídia do país. Uma carta assinada por todos os ex-secretários de Estado de governos republicanos pede que Trump “respeite” os resultados eleitorais e que o governo dele “não use os militares” para tomar o poder. A vitória de Biden já foi confirmada pelo Colégio Eleitoral. O presidente eleito deve tomar posse no dia 20 de janeiro.