Press "Enter" to skip to content

Trump recebe apoio e 18 estados entram na Justiça contra resultado das eleições

O que parecia o último fio de esperança de Donald Trump pode ter virado o trunfo na manga do republicano: depois de o Texas entrar com processo na Suprema Corte pedindo anulação das eleições nos estados chave de Michigan, Geórgia, Pensilvânia e Wisconsin, outros 17 estados americanos também entraram com a ação.

A base do processo é o argumento que os governadores democratas mudaram, inconstitucionalmente, as regras das eleições presidenciais deste ano, permitindo variados tipos de votação. Se a tese for aceita, então as eleições nestes estados são invalidadas.

Os políticos teriam usado o coronavírus para alterar as regras eleitorais, ferindo a Cláusula do Eleitor e a Décima Quarta Emenda da Constituição. Agora, a campanha de Trump também pediu para entrar junto no processo.

E o que acontece caso estes estados tenham seus resultados anulados? Nem Joe Biden nem Donald Trump alcançariam o mínimo necessário de 270 delegados para vencer. Neste caso, a decisão vai para o parlamento, onde Trump tem maioria, e provavelmente venceria.