Press "Enter" to skip to content

Trump sofre segundo impeachment

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira, 13, o impeachment do presidente Donald Trump pela segunda vez, por “incitar a insurreição”. Esta é primeira vez da história do país que um presidente sofre dois impeachments.

O primeiro impeachment sofrido por Trump foi em 2019, que foi aprovado pela Câmara, mas o Senado, de maioria republicana, o absolveu, sem tirá-lo do cargo de presidente. Agora, a seis dias do fim do mandato de Trump, o processo segue mais uma vez para julgamento no Senado, mas o momento ainda é incerto porque a Casa ainda está em recesso.

O gabinete de Mitch McConnell, líder da maioria republicana, informou aos democratas sobre não concordar com o pedido de usar poderes de emergência para convocar os senadores de volta à sessão antes de terça-feira, 19. Isso significa que um julgamento para a destituição de Trump provavelmente não terá início até a véspera da posse de Joe Biden, no dia 20.

Em um comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira Trump pediu se pronunciou a respeito das manifestações de apoiadores. “À luz dos relatos de mais manifestações, exorto que NÃO deve haver violência, NENHUMA violação às leis e NENHUM vandalismo de qualquer tipo. Não é isso que eu defendo e não é o que os Estados Unidos representam. Apelo a TODOS os americanos para ajudar a aliviar as tensões e acalmar os ânimos “, disse o comunicado.