Press "Enter" to skip to content

Trump vence primeira prévia das eleições para nomeação no Partido Republicano

Última atualização 16/01/2024 | 12:34

Projeções do jornal New York Times e da rede CNN confirmaram nesta segunda-feira, 15, a vitória de Donald Trump na primeira batalha pela nomeação republicana na corrida pela Casa Branca, em Iowa. Os votos ainda estão sendo apurados e a atenção volta agora para o tamanho da vantagem entre o ex-presidente e o segundo colocado da posição: Ron DeSantis ou Nikki Haley.

A projeção foi confirmada durante uma reunião com hora marcada onde os eleitores presentes escolhem um candidato do Estado. A escolha surpreendeu devido ao alto número de eleitores presentes, mesmo quando a região predominantemente conservadora registrou sensação térmica de até -40º C em algumas áreas.

Trump aproveitou o resultado para agradecer “ao grande povo de Iowa” e parabenizar os concorrentes. “Eu realmente acho que agora é hora de todos, nosso país, se unirem”, disse ele. “Queremos nos unir, seja republicano, democrata, liberal ou conservador”.

Já o diretor da Make America Great Again Inc, comitê de financiamento de campanha de Trump, Alex Pfeiffer, aproveitou o resultado para dizer aos concorrentes que “é hora de Nikki Haley, DeSantis e Vivek Ramaswamy encararem a realidade e parar de perdem tempo e dinheiro”.

Outros candidatos

Através das redes sociais, DeSantis agradeceu os eleitores pelo segundo lugar e disse que sua campanha representa esperança para o futuro do país norte-americano. “Por causa do seu apoio, apesar de tudo o que eles jogaram contra nós, todos contra nós, tivemos nossa passagem para fora de Iowa”, disse o político.

O candidato, que é governador do estado da Flórida, derrotou por pouco a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, com mais de 21% dos votos. No entanto, a adversária espera encontrar melhores resultados nas primárias de New Hampshire na próxima semana.

A primeira prévia do partido Democrata, do qual o atual presidente dos EUA, Joe Biden, faz parte, será divulgada em 23 de janeiro em New Hampshire.