O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira, 22, novas autorizações para o envio de militares federais a fim de garantir a segurança em locais de votação no segundo turno das eleições municipais, que será realizado no próximo domingo, 27. Com essa decisão, as cidades de Manaus, Fortaleza e Caucaia (CE) receberão soldados das Forças Armadas para assegurar a normalidade do pleito.
O envio de tropas federais ocorre quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a segurança do pleito com o efetivo policial local. Cabe ao Ministério da Defesa realizar a logística da operação. No primeiro turno, o TSE enviou tropas para 12 estados brasileiros.
No próximo domingo, 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltarão às urnas para eleger os prefeitos que disputam os cargos. É importante notar que não haverá segundo turno para a disputa ao cargo de vereador.
A presença de militares federais visa garantir a integridade do processo eleitoral, especialmente em áreas onde a segurança pública local pode não ser suficiente. Essa medida é parte dos esforços do TSE para assegurar a transparência e a legitimidade das eleições municipais.