Press "Enter" to skip to content

TSE investiga ataques às eleições por parte do deputado eleito Gustavo Gayer

Última atualização 15/12/2022 | 09:39

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início, nesta quarta-feira, 14, a uma ação contra ataques às eleições e abuso de poder político. Entre os alvos da investigação, está o deputado federal eleito Gustavo Gayer (PL), o segundo com maior número de votos neste ano em Goiás. O próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) e dois de seus filhos também figuram na lista.

Ação contra Gustavo Gayer e Bolsonaro

Na ação que investiga ataques às eleições e abuso de poder político, quem comanda a operação é o corregedor-geral eleitoral do TSE, Benedito Gonçalves. O principal alvo é Jair Bolsonaro, além de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-RJ).

A relação ainda conta com o candidato derrotado à vice-presidência, Braga Netto, e o deputado federal mais votado do Brasil, Nikolas Ferreira (PL-MG). Fechando a lista, aparecem a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e o senador eleito Magno Malta (PL-ES).

De acordo com Benedito Gonçalves, os parlamentares em questão utilizaram as redes sociais para tumultuar as eleições, questionando a lisura do processo. Com isso, alcançaram uma ampla rede de seguidores que acreditaram nas alegações, criando um clima de instabilidade social e política. O ministro deu um prazo de cinco dias para que os alvos das ações apresentem suas defesas ao tribunal.

Desde que acabaram as eleições, decretando a vitória de Lula (PT) sobre Bolsonaro, apoiadores do atual presidente passaram a realizar protestos antidemocráticos. Segundo eles, houve fraude nas urnas. Porém, não há questionamentos a respeito das vitórias de políticos como Gustavo Gayer, Nikolas Ferreira, Carla Zambelli, Bia Kicis, Magno Malta e os filhos de Bolsonaro.

Nas eleições 2022, Gustavo Gayer recebeu 200.586 votos e ficou em segundo lugar na lista dos deputados federais mais votados em Goiás. Acima dele, esteve apenas Silvye Alves (União Brasil), com 254.586 votos.