Tudo o que o eleitor precisa saber antes de votar

Tudo o que o eleitor precisa saber antes de votar

Neste domingo, 15, acontece o primeiro turno das eleições municipais. Acompanhe as informações necessárias ao eleitor antes da votação:

* O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos, sendo facultativo para os analfabetos e para os maiores de 70 anos, bem como para os eleitores de 16 e 17 anos.
* O horário de votação foi ampliado este ano: será das 7h às 17h. As três primeiras horas – das 7h às 10h – serão preferenciais para as pessoas com mais de 60 anos.
* O uso da máscara é obrigatório.
* Se possível, leve a sua própria caneta. As seções terão algumas de reserva, mas é melhor não correr nenhum risco.
* Você pode votar usando um documento oficial com foto ou o seu título de eleitor, ou ainda mostrar sua identificação visual por meio do aplicativo e-Título (opção disponível apenas para quem fez a biometria.
* No local da votação, é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
* Segundo a legislação eleitoral, no dia da votação, é proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.
* Para garantir mais segurança, o fluxo de votação nas seções mudou. Fique atento às orientações dos mesários.
* Na urna, primeiro você deve votar para vereador, depois para prefeito.
* Se precisar, pode levar uma colinha com os números dos seus candidatos.
* Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. As seções terão álcool em gel à disposição de todos.
* Mantenha a distância de, no mínimo, um metro das pessoas, e evite aglomerações.
* Evite ficar nos locais de votação após votar.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Mauro Carlesse, governador do Tocantins é afastado do cargo por suspeita de corrupção.

Governador do Tocantins afirma que prefeita eleita “dá um caldo” 

Durante a cerimônia de posse da prefeita de Gurupi, no estado do Tocantins, na última sexta-feira, 1, o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM), disse que ela “dá um caldo”. A frase foi dita em um palanque, em um evento com cerca de 800 pessoas, e diz respeito à aparência física da prefeita Josi Nunes (Pros). 

“A Josi dá um caldo, gente! Vocês não sabem”, disse Carlesse, ao microfone, enquanto olhava para a prefeita. A plateia e o governador riram. Jozi usava máscara, então não é possível dizer qual foi sua reação.  

Além dela, os 15 vereadores da cidade foram empossados. O evento foi realizado em uma casa de eventos da cidade e, segundo o governo do Tocantins, seguiu “todos os protocolos de segurança”.  

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos