Tuiuti forma ala especial para mulheres trans em desfile de homenagem histórica

Com enredo que homenageia a primeira travesti brasileira, Tuiuti forma um grupo especial para integrantes de projeto social com mulheres trans. A Paraíso do Tuiuti, que em 2025 levará para a Sapucaí um enredo sobre a história da primeira travesti brasileira, Xica Manicongo, convidou integrantes de um projeto social de capacitação profissional para mulheres trans para formarem uma ala no desfile. Essa ala representará a primeira rainha de bateria do carnaval, Eloína dos Leopoardos, que estreou à frente da bateria da Beija-Flor em 1976.

O projeto social foi idealizado em parceria pela Tuiuti e pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), com o intuito de proporcionar a inclusão profissional de pessoas trans no mercado do carnaval, considerando as dificuldades enfrentadas por mulheres trans no mercado de trabalho. A iniciativa “Transcidadania no Samba” teve mais de 100 inscrições, sendo selecionadas 12 alunas para aprenderem os fundamentos da construção de um desfile, por meio de cursos de formação de aderecistas e costureiras, além de aulas de samba no pé na quadra da agremiação desde outubro.

Durante um ensaio da escola, as integrantes do projeto foram surpreendidas com o convite para desfilar na Sapucaí. Além das participantes do projeto, o desfile da Tuiuti contará com personalidades que estão quebrando barreiras atualmente, como a primeira deputada federal trans, Erika Hilton. O presidente Renato Thor se comprometeu a ter, a partir de 2025, uma ala exclusiva para pessoas trans todos os anos nos desfiles da escola.

Dessa forma, a Tuiuti busca não apenas homenagear a história de Xica Manicongo, mas também promover a inclusão e visibilidade de mulheres trans no universo do carnaval. A ala formada por integrantes do projeto social é mais um passo em direção à representatividade e igualdade dentro da festividade, demonstrando o compromisso da escola em valorizar a diversidade e promover a aceitação em sua comunidade carnavalesca. É uma iniciativa importante que reflete a busca por um carnaval cada vez mais inclusivo e representativo para todos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp