Tumor no filho de Wesley Safadão é raro e tem causas desconhecidas; entenda
Yhudy Lima passou por uma cirurgia de emergência em São Paulo, na última sexta-feira (19). O adolescente já recebeu alta hospitalar e está se recuperando em casa.
Mileide Mihaile compartilha fotos e vídeos com o filho na internet
O adolescente Yhudy Lima, filho de Wesley Safadão e Mileide Mihaile, foi diagnosticado com um tumor no crânio e passou por uma cirurgia de emergência em São Paulo, na sexta-feira (19).
Em comunicado publicado nas redes sociais de Mileide Mihaile, nesta quarta-feira (24), ela diz que os médicos identificaram um tumor ósseo no osso parietal (nas partes superior e lateral do crânio), identificado como granuloma eosinófilo, também conhecido como histiocitose de Langerhans.
Conforme um artigo publicado no Oncocirurgia, site que reúne uma biblioteca digital sobre oncologia e cirurgias oncológicas, o tumor que afetava Yhudy é raro, e tem origem em causas ainda desconhecidas pela medicina.
Ao contrário do que o termo “tumor” pode sugerir, o granuloma eosinófilo não é um câncer no sentido tradicional (maligno). Alguns artigos científicos o tratam como “pseudotumor”. Ele é classificado como uma doença rara e benigna, caracterizada por uma proliferação excessiva de um tipo de célula do sistema imunológico chamada célula de Langerhans.
O osso parietal do crânio (regiões superior e lateral da cabeça) é um dos locais mais comuns para o aparecimento dessas lesões, mas a doença também pode afetar outros ossos, como fêmur, costelas e mandíbula, e, em casos mais raros e disseminados, órgãos como pele, pulmões e fígado.
No caso de lesões no crânio, o sintoma mais frequente é a dor localizada. Pode aparecer também um caroço ou inchaço perceptível no couro cabeludo. A família de Yhudy Lima relatou que o garoto relatava exatamente sofrer dores de cabeça, o que levou à descoberta do diagnóstico.
O diagnóstico geralmente é feito por meio de exames de imagem, como radiografia ou tomografia computadorizada, que revelam uma lesão óssea com características específicas.
A causa da histiocitose de Langerhans ainda é desconhecida pela medicina. Não é uma doença contagiosa ou hereditária. As pesquisas atuais investigam se ela está relacionada a uma resposta imune anormal a algum estímulo desconhecido.
Wesley Safadão também publicou um comunicado afirmando que Yhudy está “recebendo os cuidados necessários”. “As famílias agradecem a preocupação e o carinho que têm recebido neste momento delicado e reforça que Yudhy está bem”, diz o texto.
Yhudy Lima, de 14 anos, é o único filho do ex-casal Wesley Safadão e Mileide Mihaile. Ele nasceu em Fortaleza, no Ceará, e tem dois irmãos por parte de pai, Ysis e Dom, frutos do relacionamento com Thyane Dantas. O adolescente esteve presente na coroação de Mileide como Rainha de Bateria da Unidos da Tijuca, no dia 14 de setembro. A influenciadora costuma compartilhar fotos e vídeos com o filho nas redes sociais.
Doralice dos Santos, mãe de Mileide Mihaile, relatou nas redes sociais que viveu momentos de medo e angústia com o caso do neto. “Nosso milagre! Tensão, desespero, vontade de gritar, arrancar os próprios cabelos, coração sangrando, chorando, acelerado, sem palavras pra descrever o que realmente sentimos em um momento tão assustador! Chorei, rezei, supliquei e entreguei tudo ao Senhor, e confiante esperei. Obrigada, Jesus!”
Yhudy recebeu alta hospitalar na segunda-feira (22) e está se recuperando em casa. O resultado da biópsia ainda está em andamento, mas os indícios mostram que o tumor é benigno e que não haverá necessidade de tratamentos complementares, como quimioterapia.