Turismo avança e Goiás deve chegar ao 8° lugar entre os estados mais visitados

Goiás é o 10º destino brasileiro mais procurado pelos viajantes. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, o aumento no número de turistas em 2021, em comparação a 2020, foi de 21,2%. A expectativa é de novo avanço ainda este ano, levando o estado ao 8° lugar no ranking nacional.

De acordo com o Presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o saldo positivo de visitantes ao estado aponta que os investimentos nas regiões turísticas estão surtindo efeito. Além disso, ele diz que a pandemia fez com que as pessoas preferissem destinos, nas quais elas pudessem ir de carro com a família.

“As pessoas deixaram de viajar para o mercado internacional, cortaram viagens de longa distância e apostaram em viagens seguras que pudessem ser feitas de carro”, explicou Amaral.

Além disso, ele acredita que o estado avance duas posições neste ano. Já que até junho, o segmento já havia apontado crescimento recorde de 40%. A expectativa é de que Goiás permaneça com o mesmo ritmo de crescimento.

“Dá pra gente subir umas duas posições com suma tranquilidade, em relação aos destinos nacionais. Uma vez que as pessoas conhecem a beleza de Goiás, a tendência é que elas voltem”, ressaltou Amaral.

Turista durante visitação no Caminho de Coralina, em Corumbá (Foto: Divulgação Agetur)

Investimento

Segundo Fabrício Amaral, a pedido do Governador Ronaldo Caiado, as equipes do Goiás Turismo começaram a investir na qualificação dos profissionais que trabalham no segmento. Desde 2019, eles trabalham com palestras e incentivos para locais que ainda não tinham pontos estaduais para visitação como, Terra Ronca, em São Domingos, região Nordeste.

Ainda segundo o Presidente da Goiás Turismo, 60% das visitações estão concentradas na Região das águas quentes, na cidade de Caldas Novas e Rio Quente. Os outros 40% estão divididos entre Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, Cidade de Goiás e .

Mesmo com o avanço nas buscas por destinos localizados no estado, Amaral pede para que a população goiana “se dê a oportunidade” de conhecer as maravilhas que Goiás pode oferecer.

Presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral. (Foto: Divulgação / Goiás Turismo)

“A gente vê pessoas de fora elogiando o estado, gostando e o goiano não gosta porque não conhece. Então, o que a gente pede é que a população conheça os pontos turísticos do estado”, completou Amaral.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp