Press "Enter" to skip to content

Turismo avança e Goiás deve chegar ao 8° lugar entre os estados mais visitados

Última atualização 07/07/2022 | 12:45

Goiás é o 10º destino brasileiro mais procurado pelos viajantes. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o órgão, o aumento no número de turistas em 2021, em comparação a 2020, foi de 21,2%. A expectativa é de novo avanço ainda este ano, levando o estado ao 8° lugar no ranking nacional.

De acordo com o Presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o saldo positivo de visitantes ao estado aponta que os investimentos nas regiões turísticas estão surtindo efeito. Além disso, ele diz que a pandemia fez com que as pessoas preferissem destinos, nas quais elas pudessem ir de carro com a família.

“As pessoas deixaram de viajar para o mercado internacional, cortaram viagens de longa distância e apostaram em viagens seguras que pudessem ser feitas de carro”, explicou Amaral.

Além disso, ele acredita que o estado avance duas posições neste ano. Já que até junho, o segmento já havia apontado crescimento recorde de 40%. A expectativa é de que Goiás permaneça com o mesmo ritmo de crescimento.

“Dá pra gente subir umas duas posições com suma tranquilidade, em relação aos destinos nacionais. Uma vez que as pessoas conhecem a beleza de Goiás, a tendência é que elas voltem”, ressaltou Amaral.

Turista durante visitação no Caminho de Coralina, em Corumbá (Foto: Divulgação Agetur)

Investimento

Segundo Fabrício Amaral, a pedido do Governador Ronaldo Caiado, as equipes do Goiás Turismo começaram a investir na qualificação dos profissionais que trabalham no segmento. Desde 2019, eles trabalham com palestras e incentivos para locais que ainda não tinham pontos estaduais para visitação como, Terra Ronca, em São Domingos, região Nordeste.

Ainda segundo o Presidente da Goiás Turismo, 60% das visitações estão concentradas na Região das águas quentes, na cidade de Caldas Novas e Rio Quente. Os outros 40% estão divididos entre Chapada dos Veadeiros, Pirenópolis, Cidade de Goiás e .

Mesmo com o avanço nas buscas por destinos localizados no estado, Amaral pede para que a população goiana “se dê a oportunidade” de conhecer as maravilhas que Goiás pode oferecer.

Presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral. (Foto: Divulgação / Goiás Turismo)

“A gente vê pessoas de fora elogiando o estado, gostando e o goiano não gosta porque não conhece. Então, o que a gente pede é que a população conheça os pontos turísticos do estado”, completou Amaral.