Turismo de Goiás é destaque na maior feira do setor no Centro-Oeste

Governo promove as 12 regiões turísticas do estado na Expo Turismo 2024, com imagens exclusivas, balcões temáticos, gastronomia e vivências (Foto: Goiás Turismo)

A Goiás Turismo vai promover as 12 regiões turísticas do estado na maior feira do setor no Centro-Oeste, a Expo Turismo 2024, que será realizada na quinta e sexta-feira (04 e 05/07), no Centro do Convenções de Goiânia. A abertura do evento será na quinta, às 9h, com a presença de autoridades.

Com 90 metros quadrados, o estande da Agência Estadual de Turismo será o maior da feira, que vai reunir 160 expositores e 4 mil participantes. No espaço estarão os principais atrativos goianos em telões de LED, balcões temáticos, com cachoeiras, ecoturismo, cultura, saúde e bem-estar; além de produtos da gastronomia local, como queijos, vinhos, doces e cachaças. A novidade deste ano é a prática de rapel que será oferecida no local para representar o Turismo de Aventura.

MAIOR FEIRA

Além da promoção dos municípios, a Goiás Turismo vai realizar três palestras voltadas para a qualificação dos participantes:

  • Na quinta-feira (4), às 15h, a doutoranda em turismo, Fahrenheit Barbosa Amarante, vai abordar o tema “Em busca da governança regional do turismo: o papel do poder público e privado”.
  • Às 17h, a coordenadora do Observatório do Turismo, Giovanna Tavares, vai falar sobre “Turismo goiano em dados”.
  • Na sexta-feira (5), às 15h será a vez do mestre em administração hoteleira, Ariel Figueroa, ministrar o tema “Minha empresa está preparada para atender o segmento 60+?”

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a exposição é um momento importante para o setor no estado.

“Nesses dois dias os gestores públicos e os empresários vão se conectar, falando de negócios e de grandes oportunidades”, completou.

TURISMO RURAL

Na oportunidade, a Goiás Turismo e a Emater vão assinar o termo de cooperação para execução do Aconchego Rural – Programa de Turismo Rural do Estado de Goiás. O objetivo é divulgar e promover roteiros rurais, envolvendo programas e experiências no campo visando o desenvolvimento da atividade no estado. A solenidade está marcada para quinta-feira (4), às 16h.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em território goiano, há mais de 95 mil estabelecimentos agropecuários geridos por agricultores familiares. De acordo com a Emater, todas essas propriedades possuem potencial para o turismo rural, sendo uma nova alternativa de renda aos proprietários.

ENCONTRO NACIONAL

Dentro da Expo Turismo 2024, a Goiás Turismo promove também a “Conferência de Governanças Regionais do Turismo das Macrorregiões Sudeste e Centro-Oeste”, nesta sexta-feira (5), às 9h.

O evento contará com a presença do secretário nacional de planejamento, sustentabilidade e competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi; do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; e de gestores estaduais para discutir avanços do setor no país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos