A relevância da indústria turística representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e é o terceiro setor exportador do mundo
O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, constatou hoje, que o turismo internacional aumentou 6% em 2017. A informação é da Agência EFE. No Fórum Espanha Internacional em Madri, Pololikashvili avaliou um aumento entre 3% e 4% na chegada de turistas estrangeiros no mundo, em linha com as previsões de crescimento anual da organização.
O secretário assumiu o cargo em primeiro de janeiro desde ano, ainda ressaltou a progressão da China como mercado emissor de turistas, impulsionando o aumento anual do turismo mundial. Após o aumento de 7% até agosto, a organização indicava crescimento de 4,5% a 5% até o fechamento do ano.
Nos últimos meses do ano registraram aumentos inferiores, mas o crescimento se manteve até outubro graças, a destinos da Europa meridional, África do Norte e Oriente Médio. Foi destacado a relevância da indústria turística, ao representar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e ser o terceiro setor exportador do mundo.
Segundo o novo responsável pela organização, o crescimento sustentado do turismo cria oportunidades de conforto econômico e de desenvolvimento, ainda que também enfrente vários desafios. Entre esses, a segurança, os constantes câmbios nos mercados, a digitalização e os limites dos recursos naturais.