Press "Enter" to skip to content

Turismo nacional registra crescimento de quase 20% no início deste ano

Última atualização 20/04/2023 | 09:49

O turismo nacional registrou um crescimento de 19,8% no faturamento em janeiro deste ano. Esses números fazem parte de um levantamento do Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quanto ao montante, o faturamento foi de R$ 19,4 bilhões.

Situação do turismo nacional

De acordo com o assessor da FecomercioSP, Guilherme Dietze, a tendência para o setor de turismo é de crescimento. Em entrevista ao CNN, ele afirmou que a alta de janeiro deste ano é a maior desde 2015, por conta de diferentes fatores. Entre eles, destacam-se a recuperação econômica pós-pandemia, a alta temporada das férias escolares e o aumento da demanda.

Ainda, as passagens estão mais caras, o que aumenta o faturamento. O turismo de negócios também impulsiona a economia, entrando em uma rota de crescimento que tende a permanecer ao longo do ano, apesar do fim das férias escolares, por exemplo.

Outro setor que vem impulsionando a economia nacional é o de cruzeiros. A temporada de 2022/2023 entrou em sua reta final, consolidando-se como a maior dos últimos 10 anos. A estimativa foi de 650 mil a 700 mil passageiros embarcados, mais de quatro vezes acima da anterior, que teve menos navios e menor período de navegação.