Os banhistas de uma praia de Florianópolis, em Santa Catarina, ficaram assustados com a aparição de um jacaré no mar. Uma turista filmou o animal na água. É o segundo flagrante de um réptil no litoral catarinense em três dias. No último episódio, ele caminhou pela faixa de areia e depois sumiu ao nadar.
Os jacarés-de-papo-amarelo são animais vistos com frequência em mangues ou em canais próximos às áreas de reservas ambientais de Florianópolis. Eles são uma espécie característica e símbolo da Mata Atlântica, ecossistema que domina boa parte das paisagens da ilha.
A maior manifestação de jacarés no local decorre da falta de predadores naturais e da elevação na oferta de alimentos, especialmente peixes. A proliferação de saguis também é responsável pelo aumento, pois estes se alimentam dos ovos de lagartos, os quais limitavam a população de jacarés.
A população deve manter distância e não se aproximar dos répteis nem passear com animais domésticos nessas áreas, principalmente entre os meses de fevereiro e abril. Esse é o período de eclosão dos ovos dos filhotes e as fêmeas podem ser mais agressivas para defender a ninhada.
Confira o flagrante:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)