Turista português ferido por onda em Noronha está estável após exames no Recife, diz Administração da Ilha
Manuel Charneca, de 62 anos, foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, após sofrer um acidente na Praia do Bode. A suspeita inicial de lesão grave na coluna foi descartada.
O empresário português Manuel Charneca, de 62 anos, está em estado estável após ser atingido por uma onda na Praia do Bode, em Fernando de Noronha. A informação foi divulgada pela Administração da Ilha. O acidente aconteceu no sábado (27). Depois de atendimento em Noronha, o turista foi transferido no domingo (28) para o Recife.
A suspeita inicial era de traumatismo raquimedular, lesão na medula espinhal, mas essa hipótese foi descartada nos primeiros exames, informou o superintendente de Saúde da Administração de Fernando de Noronha, Orlando Neto.
Por conta da suspeita, Manuel Charneca foi transferido do Hospital São Lucas, em Noronha, para o Hospital da Restauração, na capital pernambucana.
Segundo o superintendente Orlando Neto, uma equipe do governo local acompanhou a chegada do paciente no Recife e segue monitorando o estado de saúde dele.
“O paciente fez uma tomografia e não foi identificada fratura. Ele ainda vai passar por uma ressonância. A suspeita é de uma luxação na coluna, que é menos grave do que se imaginava inicialmente”, explicou Orlando Neto.
O superintendente informou que novos exames vão apontar se haverá necessidade de cirurgia. Manuel Charneca permanece internado no HR e está acompanhado da esposa.
A Assessoria de Comunicação do Hospital da Restauração confirmou que o paciente está estável e ainda passará por novas avaliações, sem detalhamento do quadro.




