“Turma da Lidinha: materiais inclusivos para alfabetização e representatividade”

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A “Turma da Lidinha” é um conjunto de personagens inclusivos presentes em livros inovadores para alfabetização, desenvolvidos por Lidieri Barros. Estes materiais têm como objetivo promover a inclusão e representatividade, utilizando estratégias multisensoriais para o ensino de disciplinas como português, matemática, história, geografia e ciências.

Com a intenção de fortalecer a representatividade de crianças com deficiência na sociedade, a “Turma da Lidinha” surge como uma ferramenta para revolucionar a educação inclusiva no Brasil. Criada pela diretora da Educação Especial, Lidieri Barros, cada personagem possui um tipo específico de deficiência e faz parte de um novo conjunto de materiais suplementares direcionados para auxiliar na alfabetização e no letramento de alunos com necessidades especiais.

Lidieri Barros, com quase três décadas de experiência no campo da inclusão, idealizou a “Turma da Lidinha” com o intuito de permitir que as crianças com deficiência se sintam representadas nos materiais educacionais. Estes recursos englobam disciplinas convencionais do currículo escolar, oferecendo uma abordagem inovadora ao disponibilizar conteúdos acessíveis através de estratégias multisensoriais que estimulam a aprendizagem de forma mais eficaz para esse público diversificado.

A proposta dos materiais contempla a diversidade de estudantes ao atender às distintas necessidades cognitivas e sensoriais, contribuindo para uma experiência educacional mais inclusiva e personalizada. Lidieri Barros ressalta que o objetivo principal é garantir igualdade de oportunidades de aprendizado para todos os alunos, independentemente de suas limitações, visando uma educação mais equitativa e acessível.

Os materiais suplementares da “Turma da Lidinha”, que podem ser adotados por instituições de ensino, apresentam uma abordagem inovadora e inclusiva, facilitando o processo de aprendizagem e minimizando as barreiras encontradas no caminho, enquanto destacam a relevância da representatividade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A “Turma da Lidinha”, para além de representar, também ensina e transforma, promovendo uma educação mais inclusiva e diversificada.

Os responsáveis técnicos por trás desse projeto são Izabel Magalhães, psicóloga com registro no CRP 02/23257, e Lidieri Barros, psicopedagoga com registro no MEC 3079 e número 153271. Juntos, eles trabalham para oferecer recursos educacionais inovadores e inclusivos, contribuindo para a construção de um ambiente escolar mais diversificado e acessível a todos os alunos.

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