Turquia constrói muro para barrar afegãos que fogem do Talibã

Com a tomada do poder da cidade de Cabul pelo Talibã, milhares de afegãos tem procurado alternativas para fugir do grupo extremista. A construção de um enorme muro na fronteira entre a Turquia e o Irã foi registrado impedindo a entrada dos imigrantes no país.

Peças de roupas, garrafas e marcas de passos são vestígios encontrados pelo novo muro. Na Europa, o cenário desperta um temor de uma nova onde migratória, similar à de 2015, quando milhões de pessoas fugiram do continente devido a conflitos no Oriente Médio, passando pela Turquia.

Imigrantes que conseguem atravessar a fronteira se esconde durante o dia e caminham durante à noite, indo para metrópoles turcas como Istambul ou, em alguns casos, para outras cidades da Europa.

Até o momento, a ONU (Organização das Nações Unidas) não registrou nenhum movimento migratório em fronteiras afegãs, e o número de chegada na Europa apresenta uma queda de quase 40% no primeiro semestre, segundo números da União Europeia.

Entradas Ilegais

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tem sido pressionado para endurecer a política migratória em meio à crise econômica enfrentada no país. Erdogan prometeu na semana passada ”interromper completamente” as entradas ilegais em território turco.

A construção de 245 km de comprimento, coberto de arame farpado e cercado por fossos, tem acelerado nos últimos dias. Já foram construídos 156 quilômetros na fronteia com o Irã e as patrulhas na região estão sendo reforçadas.

De acordo com dados oficiais, a Turquia abriga 120 mil refugiados afegãos e quase 300 mil imigrantes afegãos em situação irregular. O porta-voz na Turquia do Acnur, disse que o Irã, país entre Afeganistão e Turquia, absorvia até agora boa parte dos migrantes afegãos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Nego do Borel se envolve em briga na rua e vai parar na delegacia

Nego do Borel voltou aos holofotes neste domingo, 24, após protagonizar uma briga com outro homem em uma avenida movimentada do Rio de Janeiro. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o cantor levando um soco e sendo contido por policiais ao tentar revidar a agressão. Artista precisou ser levado até uma delegacia próxima.

Nas imagens, Nego do Borel aparece trocando socos sem camisa enquanto pessoas observavam. Foi necessário a intervenção da polícia com auxílio de spray de pimenta, mas a confusão apenas termina quando ambos são encaminhados para o departamento da polícia.

No Instagram, o cantor explicou que foi atacado sem motivos enquanto se exercitava. “Infelizmente, hoje de manhã tive um probleminha com um cidadão que me deu um soco por trás, não quero e sou contra qualquer tipo de violência, já falei que lugar de luta é no ringue”, iniciou.

“Meu mestre me educa muito bem e ensina cada dia mais, mas tem hora que não dá pra ficar abaixando a cabeça sempre. Situação muito chata, mas chega de apanhar e ficar calado”, completou o funkeiro.

Ao UOL, a Polícia Civil do Rio informou que os envolvidos na briga foram levados até a 15ª DP da Gávea e que prefeririam não registrar o boletim de ocorrência. Além disso, eles não disseram aos policiais o motivo da briga.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp