Press "Enter" to skip to content

Turquia constrói muro para barrar afegãos que fogem do Talibã

Com a tomada do poder da cidade de Cabul pelo Talibã, milhares de afegãos tem procurado alternativas para fugir do grupo extremista. A construção de um enorme muro na fronteira entre a Turquia e o Irã foi registrado impedindo a entrada dos imigrantes no país.

Peças de roupas, garrafas e marcas de passos são vestígios encontrados pelo novo muro. Na Europa, o cenário desperta um temor de uma nova onde migratória, similar à de 2015, quando milhões de pessoas fugiram do continente devido a conflitos no Oriente Médio, passando pela Turquia.

Imigrantes que conseguem atravessar a fronteira se esconde durante o dia e caminham durante à noite, indo para metrópoles turcas como Istambul ou, em alguns casos, para outras cidades da Europa.

Até o momento, a ONU (Organização das Nações Unidas) não registrou nenhum movimento migratório em fronteiras afegãs, e o número de chegada na Europa apresenta uma queda de quase 40% no primeiro semestre, segundo números da União Europeia.

Entradas Ilegais

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, tem sido pressionado para endurecer a política migratória em meio à crise econômica enfrentada no país. Erdogan prometeu na semana passada ”interromper completamente” as entradas ilegais em território turco.

A construção de 245 km de comprimento, coberto de arame farpado e cercado por fossos, tem acelerado nos últimos dias. Já foram construídos 156 quilômetros na fronteia com o Irã e as patrulhas na região estão sendo reforçadas.

De acordo com dados oficiais, a Turquia abriga 120 mil refugiados afegãos e quase 300 mil imigrantes afegãos em situação irregular. O porta-voz na Turquia do Acnur, disse que o Irã, país entre Afeganistão e Turquia, absorvia até agora boa parte dos migrantes afegãos.