TV Santa Cruz vence Prêmio de Jornalismo com série sobre cacauicultura

A TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia, venceu o Prêmio de Jornalismo do Banco do Nordeste com a série de reportagens “Os avanços da cacauicultura no sul da Bahia”. Essa série foi exibida entre os dias 30 de agosto e 1° de setembro de 2023 e recebeu o reconhecimento na última segunda-feira (16). A produção foi realizada por Alanna Sousa, a reportagem ficou a cargo de Andrêza Benevides e as imagens foram captadas por Edilson Padre.

As matérias especiais abordaram os desafios enfrentados pelos produtores de cacau desde a devastação causada pela vassoura de bruxa até os dias atuais. É um reconhecimento que vai além do prêmio, pois a cacauicultura é um tema muito relevante para a região sul da Bahia. A série foi construída levando em consideração a importância cultural e econômica do cacau para a região.

Andrêza Benevides explicou que a série foi pensada com base em suas memórias afetivas e na importância que a cacauicultura teve em sua vida desde a infância. A edição do material ficou por conta de Aracelly Romão e Alan Lessa, a edição executiva foi de Fabiana Vieira e as imagens foram selecionadas por Anara Passos. O reconhecimento do Banco do Nordeste é fundamental para dar destaque ao trabalho jornalístico nessa área.

Além da premiação da TV Santa Cruz, estudantes da TV Uneb Seabra também foram premiados na categoria universitários. Eles apresentaram a reportagem “Agricultura familiar e afro-vivências: memórias de quilombos da Chapada Diamantina”. Esse prêmio ressalta a importância do jornalismo na valorização das iniciativas regionais e na divulgação do desenvolvimento local.

O reconhecimento do Banco do Nordeste mostra a relevância do trabalho jornalístico para a sociedade, trazendo à tona questões importantes como os desafios e avanços na produção de cacau. As três reportagens da série “Os avanços da cacauicultura no sul da Bahia” estão disponíveis para visualização, mostrando desde a história das mulheres na lavoura cacaueira até os investimentos em tecnologia e produção de qualidade na região. O prêmio é um incentivo para continuar cobrindo temas que impactam positivamente a região.

A série premiada e o reconhecimento dos estudantes da TV Uneb Seabra mostram a diversidade de temas e abordagens do jornalismo regional, ressaltando a importância de dar voz e visibilidade para iniciativas locais. O Banco do Nordeste reforça a relevância do jornalismo na divulgação do desenvolvimento regional e na valorização das tradições e avanços dos produtores de cacau na Bahia. A conquista do prêmio demonstra a qualidade e relevância do trabalho jornalístico na cobertura dos avanços da cacauicultura na região.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Adolescente de 16 anos é assassinado a tiros em Feira de Santana: terceiro caso em três dias

Adolescente de 16 anos é morto a tiros em Feira de Santana

O fato ocorreu na noite de terça-feira (24), no bairro Lagoa Grande, em Feira de Santana. Até o momento, nenhum suspeito foi preso. A vítima foi identificada como Gabriel Aragão dos Santos. Segundo informações da Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 20h, na rua Manaí. A Delegacia de Homicídios de Feira de Santana está investigando o caso e, até o momento, não há pistas sobre a autoria e motivação do ataque. Testemunhas relataram que o jovem foi até o bairro para comprar drogas.

O Departamento de Polícia Técnica realizou perícia no local e o corpo de Gabriel foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para passar por necropsia. Não há informações sobre o sepultamento dele. Esse trágico episódio marca o terceiro adolescente assassinado em Feira de Santana em um período de três dias. No último domingo (22), dois jovens foram mortos no município, sendo os casos também objeto de investigação.

O primeiro homicídio ocorreu na Rua Senegal, também no bairro Lagoa Grande. Conforme informado pela Polícia Civil, um homem encapuzado e armado desceu de um veículo, se aproximou de Cauã Lima e efetuou diversos disparos. Já o segundo registro aconteceu em um residencial na Avenida Alcina Nery Pereira, no bairro Tomba. Adriano Azevedo estava na porta de casa, ouvindo música, quando foi alvejado por três homens que chegaram a pé, atiraram e fugiram pulando os muros do condomínio.

Até o momento, não há informações sobre a prisão de suspeitos envolvidos nesses crimes, nem se há alguma relação entre as ocorrências. Os casos estão sendo investigados pela Delegacia de Homicídios de Feira de Santana. A população local segue apreensiva diante dos recentes episódios de violência na região. Acompanhe as atualizações sobre este e outros acontecimentos em Feira de Santana e arredores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp