Uber dará desconto no Dia Nacional do Doador de Sangue

Em razão do Dia Nacional do Doador de Sangue, na quarta-feira, 25, a Secretaria Estadual de Saúde fez uma parceria com a Uber para que os doadores tenham desconto de R$ 15 no trajeto de casa ao Hemocentro de Goiânia e mais R$ 15 no trajeto do Hemocentro de volta para casa. A promoção inclui toda a região metropolitana e será válida nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

A Hemorrede Pública de Goiás afirma que, pelo  terceiro mês consecutivo, o estoque de sangue da unidade apresenta déficit de 36%, sendo que a demanda aumentou de 3,2 mil para mais de 4 mil bolsas mensais.

“A campanha é uma forma de atingir mais pessoas para se falar de doação de sangue nesse momento tão crítico que têm sido a pandemia”, informa a diretora geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart.

A diretora conta que, devido a pandemia, a frequência de doadores no Hemocentro diminuiu. “É importante reforçar que para quem está em bom estado de saúde que a doação é segura. Neste momento estamos precisando de todos os tipo de sangue, em especial os fatores negativos”, afirma.

Denyse acrescenta que com a retomada das atividades no comércio e setor turístico houve um aumento no fluxo de veículos nas ruas e estradas e consequentemente de acidentes, aumentando a necessidade de doações.

“O déficit surpreendeu muito, porque novembro é um mês de alta nas doações, justamente porque existem pessoas que só doam sangue uma vez por ano, que é na campanha. Com a pandemia muita gente deixou de doar”, explica Denyse

Devida a pandemia da Covid-19, o.hemocentro alterou os critérios para doar sangue. Antes podiam doar sangue pessoas de 16 à 69 anos, mas a idade máxima foi reduzida para 59 anos devido os idosos fazerem parte do grupo de risco.

Pessoas que foram infectados por vírus precisam estar, no mínimo, há 30 dias sem sintomas para poder doarem sangue.

Denyse orienta para que os doadores façam o agendamento prévio pelo site ou telefone 0800 642 0457, e que usem máscaras para ir à unidade de saúde. “O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia da Covid-19”, conclui a diretora.

Foto: Divulgação

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp