Uberaba saltou no ranking nacional e se tornou a 1ª cidade de Minas Gerais em saneamento básico. A cidade recebeu nota máxima em indicadores de atendimento e teve a terceira maior variação positiva no ranking nacional de saneamento. A Codau atribui os resultados a investimentos em curto prazo que demonstraram eficiência.
Segundo o Trata Brasil, Uberaba alcançou um marco histórico no saneamento básico e se tornou a cidade mais bem colocada de Minas Gerais no Ranking de Saneamento 2025. O município subiu 14 posições em relação ao ranking anterior e ocupa o 9º lugar entre os 100 mais populosos do país.
No levantamento, foram considerados indicadores como abastecimento de água, esgotamento sanitário, tratamento de esgoto, perdas na distribuição e investimentos por habitante. O resultado colocou Uberaba entre as cidades mais bem classificadas do país, destacando-se no cenário nacional.
Minas Gerais se destaca com três cidades entre as 20 mais bem colocadas no ranking: Uberlândia (11ª), Uberaba (9ª) e Montes Claros (16ª). A cidade foi a terceira com maior variação positiva, subindo significativamente no ranking e superando outras localidades importantes.
A avaliação do saneamento em Uberaba considerou indicadores como abastecimento de água, esgotamento sanitário, tratamento de esgoto, investimentos por habitante, entre outros. No comparativo com estudos anteriores, a cidade recebeu nota máxima nos principais indicadores de atendimento, como acesso à água potável e esgotamento sanitário.
A Codau celebrou os resultados positivos, destacando os investimentos em água no curto prazo, como a entrega de poços profundos tubulares. A cidade já tem recursos para novos investimentos, como o Sistema Rio Grande, que ampliará a capacidade de abastecimento da região sul de Uberaba.
Ao longo dos anos, Uberaba investiu em saneamento, com uma média anual de R$ 66,12 por habitante entre 2019 e 2023. Apesar de estar abaixo da média ideal, a cidade melhorou no ranking devido à redução nas perdas de água, demonstrando eficiência e compromisso com a qualidade de vida da população local.