Ucrânia acorda com eua sobre minerais

image-apu2kl7wrj

A Ucrânia aceitou um acordo com os EUA para explorar minerais estratégicos, incluindo terras raras, em troca de apoio militar. O acordo prevê a criação de um fundo para gerenciar receitas.

Acordo entre Ucrânia e EUA

A Ucrânia concordou com os termos de um acordo com os Estados Unidos para a exploração de minerais estratégicos, incluindo terras raras, titânio e lítio. Este acordo é visto como uma estratégia para garantir o apoio militar contínuo dos EUA, essencial para a Ucrânia em meio à guerra com a Rússia. O presidente dos EUA, Donald Trump, exigiu acesso a esses minerais como forma de compensar os bilhões de dólares em ajuda militar e financeira fornecida durante o governo de Joe Biden.

Fundo de Investimento para Reconstrução

De acordo com o acordo, os EUA e a Ucrânia estabelecerão um Fundo de Investimento para Reconstrução, que coletará e reinvestirá receitas provenientes de fontes ucranianas, incluindo minerais, petróleo e gás natural. A Ucrânia contribuirá com 50% das receitas futuras desses recursos estatais. No entanto, o texto não inclui garantias de segurança, consideradas cruciais pelos ucranianos.

Riqueza Mineral da Ucrânia

A Ucrânia possui mais de 100 grandes depósitos de minerais críticos, de acordo com um estudo da Escola de Economia de Kiev. Isso inclui reservas de 20 dos 50 minerais considerados essenciais pelo Serviço Geológico dos EUA. O país está altamente interessado em investimentos, mas seu foco principal continua sendo o fim da guerra.

Impacto da Riqueza Mineral

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, destacou que a riqueza mineral do país valia “trilhões de dólares” e poderia ser utilizada para apoiar a Ucrânia e o mundo democrático, dependendo do resultado da guerra.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp