Uefa suspende zagueiro do Athletic Bilbao por uso de substância presente em remédio contra queda de cabelo

6e0b1b9c-yeray-alvarez-athletic-bilbao-1200x675

O zagueiro Yeray Álvarez, do Athletic Bilbao, foi suspenso pela Uefa por 10 meses após testar positivo para canrenona em exame antidoping realizado em 1º de maio de 2025, logo após a partida contra o Manchester United, pela Liga Europa. A substância, presente em alguns medicamentos diuréticos, também é encontrada em remédios utilizados no tratamento de calvície.

Aos 30 anos, o defensor espanhol está afastado voluntariamente das atividades do clube desde 2 de junho. Segundo o próprio jogador, a canrenona fazia parte de um medicamento usado para tratar alopecia e calvície. Yeray, que já enfrentou câncer testicular em 2016, permanecendo dois anos longe dos gramados, alegou que não houve intenção de se beneficiar com o uso da substância.

De acordo com a Uefa, foi comprovado que a ingestão ocorreu de forma acidental, a partir de um medicamento preventivo contra queda de cabelo pertencente à companheira do atleta. Apesar disso, o organismo ressaltou que, segundo o regulamento antidoping, o jogador é responsável por verificar se o remédio consumido está autorizado.

A suspensão se estende até 2 de abril de 2026, mas Yeray Álvarez poderá retomar os treinos em fevereiro do próximo ano, dois meses antes do prazo final. O Athletic Bilbao informou que o zagueiro dará uma coletiva de imprensa em breve para esclarecer a situação.

Revelado pelo próprio clube basco, o defensor conquistou a Supercopa da Espanha em 2020 e a Copa do Rei na temporada 2023/24.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp