UEG abre período de inscrição para vestibular de cursos EaD

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo do Vestibular UEG 2024/1 – Cursos EaD. São oferecidas 1.110 vagas em 3 cursos de graduação da Universidade. As inscrições podem ser feitas até 28 de setembro, exclusivamente por meio do site da universidade .

A taxa de inscrição é de R$ 50, sendo isenta para titulares ou dependentes no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou para doadoras regulares de leite materno, conforme lei estadual sancionada pelo governador Ronaldo Caiado.

A isenção deve ser solicitada até o dia 6 de setembro. Há vagas reservadas ao sistema de cotas, voltadas a candidatos oriundos de rede pública de educação básica, negros, indígenas, quilombolas ou pessoas com deficiência.

O processo seletivo será realizado em uma única fase, constituída de prova objetiva e prova de redação. As provas serão realizadas em 29 de outubro e o resultado final será divulgado em 11 de dezembro.

CURSOS EAD

Os cursos da modalidade de educação a distância são desenvolvidos com atividades a distância, por meio do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem oficial e encontros presenciais obrigatórios nos polos de apoio presencial associados/UAB.

As oportunidades são os cursos de Ciências Biológicas, História e Pedagogia. As provas serão realizadas em todas as cidades onde houver vagas disponibilizadas. Confira o edital com todas as informações sobre o Vestibular UEG 2024/1 – Cursos EaD no site .

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp