Nesta quinta-feira,12, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) informou que as aulas presenciais não serão retomadas este ano. Segundo comunicado, decisão foi planejada e definida pelo Comitê de Ações Emergenciais da UEG, criado para tratar das ações institucionais relacionados à pandemia de Covid-19. As aulas continuarão de forma remota até o dia 19 de dezembro, quando encerra a atividade de 2020 da universidade, de acordo com o apresentado e aprovado pelo Conselho Superior Universitário (CsU).
O comunicado acrescenta que, mesmo o Comitê de Operações Emergenciais do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde e as autoridades sanitárias de alguns municípios tenham planejado a retomada este ano, isso não faz parte dos planos da UEG. Foi acrescentado que a instituição não tem condições estruturais para retorno imediato das aulas presenciais.
A universidade explica que existe uma empresa fazendo a limpeza do campus, mas para o retorno das aulas práticas e atividades de laboratório presenciais no semestre 2020/2, já será necessária abertura de mais postos de trabalho, porém para o retorno de todas atividades, mesmo que em revezamento de alunos, não haveria tempo para a contratação.
O comunicado informa que a universidade entende que não é razoável o retorno das aulas com pouco mais de um mês para finalizar o semestre, acrescentado que o retorno das aulas presenciais só entrará no planejamento da UEG para 2021, sem data definida.