UEG promove até amanhã Mostra Moda

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) promove até esta sexta-feira o UEG Mostra Moda. Ele é um projeto de extensão da Universidade, Câmpus Trindade, coordenado pela professora Nélia Finotti. Os participantes são alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda e da Pós-Graduação em Gestão e Negócios em Moda da UEG – Câmpus Trindade.

As Ações do projeto tem como objetivo apresentar ao mercado os designers que estão sendo formados dentro da universidade onde são levados a desenvolver todo processo de metodologia de criação de moda, desde a pesquisa de tendência, tema, público, além de novas tecnologias para o mundo da moda, e o diferencial, onde tudo é voltado para o chamado “Vestir Consciente”, onde há uma preocupação de se criar um produto de moda que pense no meio ambiente, por meio de uso de materiais alternativos advindos da reutilização ou reciclagem. Outra vertente abordada na criação é a inclusão social, onde os alunos formandos desenvolvem peças voltadas para pessoas com necessidades especiais.

O evento que teve sua primeira edição em 2008, chega a sua décima edição e acontece do dia 22 a 29 de setembro de 2017, a programação inclui, palestra, oficinas, uma feira de troca de produtos, mesas redondas, e pela primeira vez vai reunir todos coordenadores dos cursos de moda do estado para um debate sobre a academia e o mercado de moda mediado pela jornalista Leticia Bastos. E para fechar, na sexta, dia 29 os produtos desenvolvidos no projeto são apresentados em uma exposição e um desfile.

O tema escolhido para essa edição foi “Arquitetura Goiana”, onde foi buscada a inspiração nos estilos arquitetônicos notados no estado, como o Colonial na Cidade de Goiás e Pirenópolis, ou a Art Déco tão presente em Goiânia, além de prédios que são marcantes no espaço urbano e até no plano arquitetônico da capital criada por Attílio Corrêa Lima.

Os alunos do primeiro período são os responsáveis pela exposição principal do evento, e desenvolvem vestidos conceituais, onde podem extravasar suas ideias em formas, texturas e estruturas, porém dentro do mesmo tecido e cor. Os alunos do terceiro período criam bolsas e acessórios para os pés, pensando na multifunção de peças, e são apresentados na passarela. O quinto período, cria coleções de roupas, onde cada aluno dentro de sua inspiração desenvolvem peças para diversos segmentos (Feminino, Masculino, infantil, moda praia, entre outros), sendo a principal atração do desfile.

Este ano os alunos da pós-graduação de Gestão em Negócios e Produtos de Moda também entram para a grade de participantes, e são divididos em grupos de atuação, onde desenvolvem Roupas, e acessórios (Bolsas, Calçados e Bijuterias), além de pesquisas referentes a diversos temas de moda e comportamento onde são escritos textos. Há também a UEGMM Revista, onde editoriais de moda são feitos por profissionais damoda goiana com os produtos criados pelos alunos, além de textos pertinentes ao assunto, e é distribuída no dia final do evento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp