UFG aprova criação de Processo Seletivo Complementar para novos ingressantes

Na última sexta-feira, 13, foi aprovado pela o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec) da Universidade Federal de Goiás (UFG), a criação de um Processo Seletivo Complementar para novos ingressantes em cursos de graduação. Os conselheiros definiram a aplicação desta nova seleção, de modo a substituir as chamadas públicas, durante a primeira sessão ordinária do ano de 2023, que foi realizada no no auditório da Biblioteca Central do Câmpus Samambaia (Regional Goiânia).

O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU) permanece da mesma forma, quando acontece uma Chamada Regular e mais três subsequentes, além da realização da matrícula da 1ª, 2ª e 3ª convocação. 

No entanto, a novidade é a implementação deste novo processo seletivo, com as vagas remanescentes do SISU, considerando a nota mais alta obtida pelo candidato no Enem a partir de 2009. O cronograma de aplicação dessa modalidade de seleção ainda será definido.

A reitora da universidade, Angelita Pereira de Lima, detalhou que essa medida tem como objetivo melhorar ainda mais as taxas de ocupação de vagas, saltando de 85% para 100% e demonstrar barreiras para o ingresso dos alunos. “Nós achamos incompatível com uma instituição pública ter vagas desocupadas no momento do ingresso. Nós temos um desafio importantíssimo pela frente, que é resgatar a juventude para participar do ENEM e retomar o interesse de ingressar no ensino público superior”, declarou.

Já o pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Trindade, acrescentou que essa medida não irá excluir as vagas destinadas às cotas, nem encerrar o programa ‘UFGInclui’ ou o edital de vagas remanescentes. “A questão é que nós tenhamos, entre a seleção pelo SiSU e o edital de Vagas Remanescentes, esse novo processo, que seja muito eficiente para preencher as vagas no início do curso”, pontificou.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos