UFG cai novamente em ranking de universidades

A Universidade Federal de Goiás (UFG) caiu uma posição no Ranking Universitário Folha, divulgado nesta segunda-feira (18) pela Folha de S. Paulo. A instituição que antes ocupava a vigésima posição, agora está na vigésima primeira, fora do top 20. Essa é a terceira queda seguida. Em 2015, a federal estava na décima sétima colocação.

Uma das causas da queda da Federal está atrelada aos recursos repassados para a instituição. A UFG vem passando por cortes financeiros devido à crise econômica. De acordo com o levantamento, a internacionalização foi a área com os piores índices. Em contrapartida, o ensino foi a parte mais bem avaliada.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Mesmo com a queda, a UFG continua muito a frente das outras universidades goianas. No A segunda universidade com uma sede em Goiás a aparecer no ranking foi a Universidade Paulista (Unip), em 79º lugar. A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) está em 104º, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) em 122º lugar, a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) em 140º lugar e a Universidade de Rio Verde (Fesurv) em 189º.

O levantamento também traz o Ranking de Cursos. Nele há a avaliação dos cursos oferecidos pelas universidades nas 40 graduações com o maior número de ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina. No ranking dos cursos, são levados em conta dois indicadores: ensino e mercado.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a primeira colocada, a Universidade de Campinas (UNICAMP) aparece na segunda posição. Já a Universidade de São Paulo (USP) agora é a terceira colocada. Em 2016 a USP já havia perdido a liderança do ranking e agora perdeu mais uma posição.

Tags: