Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram um novo teste para detectar a covid-19 pela saliva. A pesquisa do teste, que foi batizado de RT-LAMP, é realizada desde março pelos institutos de Química e de Ciências Biológicas da UFG.
Segundo a instituição, o exame é rápido, barato e capaz de identificar a presença da doença já no primeiro dia de sintomas, além de o resultado sair em menos de duas horas, o que possibilita o tratamento e o isolamento do paciente logo no início da infecção. Além disso, o custo do teste é cerca de 10 vezes menor do que o PCR, que é um modelo comum de teste para detectar o coronavírus.
Até esta quinta-feira, 22, cerca de 140 funcionários da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) passaram pelos testes. Quando a fase de validação for concluída, o resultado será enviado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o teste possa ser aprovado e, sem seguida, disponibilizado em larga escala.