UFG desenvolve teste que detecta covid-19 pela saliva

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveram um novo teste para detectar a covid-19 pela saliva. A pesquisa do teste, que foi batizado de RT-LAMP, é realizada desde março pelos institutos de Química e de Ciências Biológicas da UFG.

Segundo a instituição, o exame é rápido, barato e capaz de identificar a presença da doença já no primeiro dia de sintomas, além de o resultado sair em menos de duas horas, o que possibilita o tratamento e o isolamento do paciente logo no início da infecção. Além disso, o custo do teste é cerca de 10 vezes menor do que o PCR, que é um modelo comum de teste para detectar o coronavírus.

Até esta quinta-feira, 22, cerca de 140 funcionários da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) passaram pelos testes. Quando a fase de validação for concluída, o resultado será enviado para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o teste possa ser aprovado e, sem seguida, disponibilizado em larga escala.

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Previdência Social: Atendimento Especial de Réveillon com horários e orientações para segurados. Acesse o app ou ligue para 135!

As agências da Previdência Social terão um atendimento especial durante as festividades de Réveillon. No dia 30 de dezembro, as agências estarão abertas normalmente até às 18h em todo o país. Já no dia 31 de dezembro, o atendimento será encerrado mais cedo, às 14h. Vale ressaltar que no dia 1º de janeiro, não haverá atendimento presencial. Para quem precisar de algum serviço nessas datas, a orientação é ligar para o telefone 135 ou acessar o aplicativo Meu INSS.

O atendimento eletrônico pela Central 135 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. No entanto, o atendimento pessoal não será realizado no dia 1º de janeiro. No dia 31 de dezembro, o atendimento presencial ocorrerá das 7h às 18h. O horário normal da Central Telefônica 135 é das 7h às 22h, de segunda a sábado. Além disso, é possível fazer solicitações de benefícios e serviços pelo telefone 135, além de obter informações sobre a Previdência Social.

O segurado pode realizar suas solicitações a qualquer momento por meio do aplicativo Meu INSS para celular ou pelo site gov.br/meuinss. Dessa forma, é possível fazer requerimentos de benefícios, solicitações em geral e emissão de documentos e extratos sem a necessidade de ir a uma unidade do Instituto. A maioria dos serviços pode ser realizada de forma remota, facilitando a vida dos segurados.

O Atendimento Específico nas agências da Previdência Social deve ser agendado nos casos de alta complexidade, em que não é possível fazer o requerimento pelos canais remotos. O agendamento para esse tipo de serviço pode ser feito pela Central 135 ou na própria agência. Alguns exemplos de casos que necessitam desse atendimento são a reativação de BPC após atualização do CADÚnico e a consulta de consignação administrativa aplicada ao benefício, entre outros.

Por fim, é importante lembrar que é sempre possível se manter informado sobre os serviços da Previdência Social e sobre outros assuntos relevantes através do canal de notícias no Telegram do Metrópoles. Receba as principais notícias diretamente no seu celular e fique por dentro de tudo o que acontece no país. Mantenha-se informado e aproveite as facilidades oferecidas pela Previdência Social durante o período de festas.

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