UFG vai ofertar 750 vagas para cursos de especialização EaD

A Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou, por meio do Edital 25/2023 do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), a oferta de 750 vagas para cursos de especialização a distância entre 2025 e 2026. Além disso, a instituição confirmou a oferta de graduações EaD para o próximo ano, incluindo Administração Pública, Biblioteconomia, Matemática e Artes Visuais.

Os cursos são gratuitos e certificados pelo Ministério da Educação (MEC). Diferentemente das graduações, cujo ingresso é baseado na nota do Enem, o processo seletivo para as especializações depende das normas específicas de cada edital, que serão divulgados entre o segundo semestre de 2024 e o início de 2025.

Especializações Oferecidas:

  Especialização em Gestão Pública

  • Vagas: 150
  • Início previsto: Primeiro semestre de 2025
  • Unidade Responsável: Câmpus Goiás da UFG
  • Polos: Cavalcante–GO, Goiás–GO, Mineiros–GO, São Miguel do Araguaia–GO, Uruaçu–GO, Uruana–GO e Porangatu–GO                                                                                    

 Especialização em Docência para EaD

  • Vagas: 150
  • Início previsto: Primeiro semestre de 2025
  • Unidade Responsável: Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG)
  • Polos: Alto Paraíso de Goiás–GO, Anápolis–GO, Goiás–GO, São Simão–GO e Porangatu–GO

Especialização em Educação Patrimonial: Escolas, Museus e Comunidades

  • Vagas: 150
  • Início previsto: Primeiro semestre de 2025
  • Unidade Responsável: Faculdade de Ciências Sociais da UFG (FCS/UFG)
  • Polos: Alto Paraíso de Goiás–GO, Goiás–GO, Inhumas–GO, Pirenópolis–GO e São Simão–GO

Especialização em Gestão Escolar

  • Vagas: 150
  • Início previsto: Primeiro semestre de 2025
  • Unidade Responsável: Faculdade de Educação da UFG (FE/UFG)
  • Polos: Anápolis–GO, Formosa–GO, Goiás–GO, Itumbiara–GO, Mineiros–GO, Pirenópolis–GO e Planaltina–GO

Especialização em Estatística Aplicada à Análise de Dados Públicos

  • Vagas: 150
  • Início previsto: Primeiro semestre de 2026
  • Unidade Responsável: Instituto de Matemática e Estatística da UFG (IME/UFG)
  • Polos: Catalão–GO, Goianésia–GO, Goiás–GO, Itumbiara–GO e Itaberaí–GO

Programa UAB e UFGO Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob coordenação da CAPES, disponibilizará 290 mil vagas para cursos a distância em todo o país a partir do Edital 25/2023. Este programa tem sido fundamental para financiar cursos EaD nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) brasileiras. Na UFG, atualmente, os cursos de Biblioteconomia e Matemática EaD são mantidos pelo programa UAB.

A oferta regular institucional da UFG inclui apenas o curso de Licenciatura em Artes Visuais EaD, enquanto as demais formações são financiadas por recursos externos à universidade através do programa UAB/CAPES do governo federal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa Quaest revela que Caiado faz história em Goiás

Detalhes da pesquisa indicam que o governador é bem avaliado em todos os segmentos sociais; a população aprova os principais serviços e expressa satisfação em viver em Goiás.

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) encerra 2024 com razões significativas para comemorar. Além de um desempenho notável nas eleições municipais, onde conseguiu eleger aliados na maioria das cidades, os dados da pesquisa Genial/Quaest refletem uma gestão que já se destaca na história de Goiás. Caiado alcançou uma aprovação de 88% entre os goianos, um feito inédito para um governador desde o início das pesquisas de opinião.

Os detalhes da pesquisa revelam que a aprovação do governador é praticamente uniforme entre todos os estratos sociais. Sua gestão apresenta uma avaliação positiva de 74% (soma de ótimo e bom), enquanto 18% a consideram ‘regular’ e apenas 4% fazem uma avaliação negativa (classificando como ruim ou péssimo).

Regionalmente, o governo Caiado possui uma avaliação positiva de 71% em Goiânia. Na Região Metropolitana, esse índice é de 77%, e no interior, atinge 75%. A reprovação é mínima: apenas 6% na capital, 4% no interior e 1% na Região Metropolitana. A aprovação é de 71% entre as mulheres e 77% entre os homens.

Entre os jovens (16 a 30 anos), a aprovação do governo Caiado é de 69%, aumentando para 76% entre aqueles de 31 a 50 anos e chegando a 78% entre os mais velhos (51 anos ou mais). Em relação à escolaridade, 71% dos que têm ensino fundamental ou médio aprovam o governo, enquanto esse índice sobe para 82% entre os graduados.

No que diz respeito à renda, a aprovação se estende tanto aos mais pobres quanto aos mais ricos. Entre aqueles que ganham até 2 salários mínimos, a aprovação é de 70%, subindo para 75% entre os que recebem entre 2 e 5 salários mínimos, e alcançando 76% para quem ganha mais de 5 salários mínimos. Caiado também é bem avaliado por católicos (77%) e evangélicos (73%).

Por fim, a Quaest cruzou a avaliação do governador Ronaldo Caiado com a preferência dos eleitores nas eleições presidenciais de 2022. O governo Caiado é aprovado por 72% dos votantes do presidente Lula (PT) e por 80% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp