A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está estudando a possibilidade de adotar um vestibular em fase única a partir do ano de 2026. A proposta foi anunciada pelo reitor Marcos Sunye no último domingo (05), data em que a instituição realizou a primeira etapa do vestibular 2026. De acordo com Sunye, o projeto será encaminhado nas próximas semanas ao Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) para ser avaliado, porém ainda não foi definida uma data oficial para essa análise.
A intenção da UFPR com a adesão a um vestibular em fase única é reduzir a abstenção de candidatos, eliminar a necessidade de duas deslocações dos participantes até as cidades de realização das provas, principalmente para aqueles que residem em locais distantes, e evitar coincidências de datas com processos seletivos de outras instituições de ensino. Atualmente, o processo seletivo da UFPR é realizado em duas fases distintas, com provas de conhecimentos gerais no primeiro dia e avaliações de produção de textos e disciplinares no segundo dia.
Entre os anos de 1973 e 2003, a UFPR já havia adotado o modelo de vestibular em fase única, além de tê-lo feito em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Ainda não foi estipulada uma data oficial para a realização do vestibular do ano vindouro. Durante a primeira etapa do vestibular 2026, dos 39.565 inscritos, 33.665 candidatos compareceram para a realização da prova, resultando em 5.900 ausentes, o que corresponde a 14,91% do total de inscritos. Para os interessados, o gabarito preliminar da prova de conhecimentos gerais será divulgado nesta segunda-feira (6) no site oficial da instituição.
A lista dos convocados para a segunda fase do vestibular será publicada no dia 28 de outubro, com as provas sendo realizadas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, para respectivamente produção e compreensão de textos e provas específicas para os cursos que exigem esse tipo de avaliação. A iniciativa de adotar o vestibular em fase única é mais uma das medidas da UFPR para aprimorar a eficiência do processo seletivo e proporcionar uma melhor experiência aos candidatos. A expectativa é que a proposta seja bem recebida pela comunidade acadêmica e auxilie na consolidação de um processo de ingresso universitário mais acessível e simplificado.