A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Escola de Comunicação da UFRJ (ECO) repudiaram a mensagem do professor aposentado Marcos Dantas, em uma publicação em rede social, que citou o uso de guilhotina contra o empresário Roberto Justus e sua família. A postagem gerou ampla repercussão nas redes sociais.
O comentário do professor surgiu como resposta a uma postagem de uma foto da família Justus com o seguinte comentário: “os bolcheviques estavam certos”. O comentário não foi feito na publicação da família e sim em um outro perfil que repostou a imagem. Na foto, a filha de Roberto Justus, de 5 anos, aparece segurando uma bolsa avaliada em R$ 14 mil. Marcos escreveu: “Só a guilhotina…”, em possível referência à Revolução Francesa, onde o artefato era utilizado para executar inimigos da revolução.
A universidade afirmou que repudia qualquer incitação à violência e destacou que o professor está aposentado desde 2022, sendo suas postagens de caráter pessoal. “A UFRJ e a Escola de Comunicação da UFRJ repudiam qualquer tipo de expressão de pensamento que incite à violência ou agrida a terceiros”, disse a UFRJ em nota oficial.
O casal Roberto Justus e Ana Paula Siebert Justus, pais da criança, expressaram profunda indignação com os ataques que sofreram nas redes por conta da postagem. “Falaram que tinham que matar a nossa filha, na guilhotina. Matar a nossa família”, revelou Justus. Ana Paula também questionou a gravidade do comentário e informou que vai buscar a Justiça para se defender.
Ana Paula também disse que não pretende deixar de compartilhar momentos da família por medo de ataques. “Deixar de mostrar a minha família por medo, seria como viver em uma prisão invisível. O certo não pode ser silenciado e nem escondido pelo errado. Precisamos buscar proteção na lei, na Justiça, ir atrás, porque viver com liberdade e tranquilos (e não com medo) é essencial em qualquer lugar do mundo”, comentou.
A polêmica começou após um post compartilhado pelo casal Roberto Justus e Ana Paula Siebert viralizar nas redes sociais devido a um acessório utilizado pela filha do casal. A menina apareceu com uma bolsa Fendi avaliada em cerca de R$ 14 mil, tornando-se rapidamente assunto nas redes. Vários perfis que comentam a vida de pessoas famosas compartilharam a imagem. Um perfil batizado como @_Stalinsp comentou em uma dessas publicações secundárias com a foto da família. Ele escreveu: “os bolcheviques estavam certos”.
Os bolcheviques eram um grupo rev…
Espero que tenha ajudado! Se precisar de mais alguma coisa, estarei por aqui.