Uiraçu é registrado pela primeira vez em vídeo no Parque Nacional do Iguaçu
Material captado pelo Projeto Onças do Iguaçu flagrou uma das aves predadoras mais raras da América do Sul.
Pela primeira vez, um uiraçu (Morphnus guianensis) foi registrado em vídeo no Parque Nacional do Iguaçu. Os registros da ave são raros, e esse é especialmente importante, porque ressalta a relevância do Patrimônio Mundial Natural como um santuário da biodiversidade e um ambiente conservado, já que a espécie habita áreas extensas e intactas.
O registro foi feito pelas câmeras do Projeto Onças do Iguaçu. As armadilhas fotográficas instaladas pela iniciativa, que faz um minucioso trabalho de monitoramento da fauna da unidade, registraram quando a ave desceu ao chão da floresta.
Foram as câmeras de monitoramento que flagraram a ave rara quando pousou no chão da floresta. O Projeto Onças do Iguaçu compartilhou as imagens, destacando a importância desse avistamento.
De acordo com Yara Barros, coordenadora do projeto, o novo registro é mais do que um achado científico: “O registro de um uiraçu aqui no parque é prova da qualidade ambiental, visto que é um predador do topo da cadeia, que precisa de áreas extensas e intactas. O Parque Nacional do Iguaçu segue sendo um refúgio seguro para a vida selvagem”.
Anteriormente, em 2022, houve um registro fotográfico por um observador de aves, publicado na revista científica Cotinga (n.º 47, 2025). Na ocasião, o uiraçu foi observado predando um gambá, o que representou a primeira documentação desse comportamento alimentar para a espécie, que era considerada localmente extinta desde 1964.
A ave habita em florestas extensas e intactas como o Parque Nacional do Iguaçu. O registro inédito em vídeo é uma prova do trabalho de conservação realizado na unidade, que garante a preservação dessas espécies.
O chefe do Parque Nacional, José Ulisses dos Santos, comenta que “receber a notícia do avistamento do uiraçu — uma das aves mais raras da nossa fauna — no Parque Nacional do Iguaçu é motivo de imenso orgulho e celebração para todos nós. É uma prova viva da relevância ecológica do parque como unidade de conservação e reflete diretamente o quanto valeu a pena as décadas de defesa da integridade do seu território”.
Mario Macedo, CEO da concessionária Urbia Cataratas, destaca que esse registro inédito ressalta a importância do trabalho de todos os envolvidos no Parque Nacional do Iguaçu. Ele ressalta a necessidade de proteger e inspirar um contato responsável das pessoas com a fauna e a flora da região.
O Uiraçu é uma águia que vive nas florestas brasileiras, considerada silenciosa e misteriosa. É uma ave de rapina, que pode medir até 84 centímetros de comprimento e pesar de 1,3kg a 1,8kg. A ave habita as florestas densas da Amazônia e da Mata Atlântica, sendo um dos predadores mais discretos das Américas. Sua preservação é fundamental para o equilíbrio ecológico dessas regiões.
O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma referência internacional em turismo sustentável. Como lar de uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, a unidade tem como prioridade a conservação da fauna e da flora local, garantindo um ambiente preservado para espécies como o uiraçu. Para mais informações sobre o Parque, acesse o site oficial.