Os moradores de Goiânia têm até a próxima quinta-feira (20/02) para aproveitar o desconto de 10% no pagamento da cota única do IPTU 2026. A Prefeitura alerta que os boletos já foram enviados pelos Correios, mas é possível emitir a segunda via pelo site oficial. O IPTU também pode ser consultado online ou nas unidades do Atende Fácil.
A Prefeitura informa que a correção do IPTU para a maioria dos imóveis foi limitada à variação do IPCA, que encerrou em 4,46%. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Valdivino de Oliveira, esse percentual representa apenas a recomposição inflacionária, sem acréscimo real na carga tributária. Já os imóveis em processo de atualização do valor venal tiveram um acréscimo limitado a 5%, conforme a legislação municipal.
Além da cota única com desconto, os contribuintes têm a opção de parcelar o tributo em até 11 vezes, sem desconto, ou parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito, mantendo o desconto, porém, com os juros da operadora. Também é possível pagar via PIX utilizando o QR Code impresso na guia. O secretário ressalta que 25% da arrecadação do IPTU é destinada à educação, 15% à saúde e os outros 60% são utilizados para a manutenção da cidade.
Este ano, mais de 100 mil famílias foram beneficiadas com a isenção do IPTU Social. O limite do valor venal para inclusão aumentou para R$ 181.600,88, abrangendo 2.820 novos imóveis. O prefeito Sandro Mabel destacou que a gestão municipal busca equilibrar a responsabilidade fiscal com a justiça social. As regiões Oeste e Sudoeste são as que possuem o maior número de beneficiados.




