Press "Enter" to skip to content

Última rodada do Goianão: o que está em jogo para os 12 clubes?

Última atualização 05/03/2022 | 14:30

Chegou o momento decisivo do Goianão de 2022. Neste fim de semana, os 12 clubes entrarão em campo para definir os seus destinos dentro da competição. As partidas do Grupo A acontecerão no sábado (5), enquanto os embates do Grupo B estão marcados para domingo (6). Goiás, Anápolis, Vila Nova e Atlético já se garantiram nas quartas de final. O Goiatuba, por sua vez, foi rebaixado com antecedência.

Os demais times ainda brigam por um espaço no mata-mata ou contra a ameaça do descenso. Conforme o formato da competição, os quatro melhores de cada grupo se classificam, sendo o último rebaixado. Sendo assim, segue o prognóstico do Goianão.

Disputas

O embate que abrirá a última rodada da primeira fase do Goianão é entre Jataiense e Morrinhos, no Estádio Arapucão, às 15h30 de sábado. Se perder, o time de Jataí amargará o rebaixamento. Em caso de igualdade no placar, precisará torcer por uma derrota do Grêmio Anápolis.

Se garantir a vitória, a Jataiense eliminaria qualquer chance de queda, entraria no G-4 e deixaria o Morrinhos em situação perigosa, necessitando de um revés do Grêmio Anápolis para não cair. No lado do próprio Morrinhos, um triunfo garante a equipe nas quartas de final. Se empatar ou perder, dependerá de outros resultados.

No mesmo dia, dois duelos completam o Grupo A na faixa das 16h30. No Valdeir José de Oliveira, o Goianésia recebe o Anápolis. Os donos da casa precisam ganhar para garantir a vaga, mas ainda podem conquistá-la até mesmo se perderem. Nesse caso, precisariam torcer contra os outros adversários diretos.

Já os visitantes ainda sonham com a liderança, mas para isso são obrigados a vencer e ainda torcer contra o líder Goiás. O Verdão, inclusive, encara o Grêmio Anápolis na Serrinha. Um simples empate sustenta a primeira posição do esmeraldino, diante do único time que ainda não ganhou nesta edição. Se isso não acontecer novamente, os atuais campeões terão de “secar” a Jataiense.

Raio-X do Grupo B do estadual

Todas as partidas do Grupo B acontecerão às 15h30 de domingo. No Genervino da Fonseca, o CRAC mede forças com o Atlético. No Divino Garcia Rosa, tem Goiatuba x Vila Nova. Por fim, no Estádio Ferreirão, o Iporá pega a Aparecidense. Vila e Atlético já estão classificados, e brigarão apenas pela liderança da chave.

O Tigre possui 17 pontos, enquanto o Dragão soma 16. CRAC, Aparecidense e Iporá, nesta ordem, acumulam exatamente 12 unidades. Somente dois deles estarão no mata-mata. Curiosamente, todos os três postulantes à vaga dependem apenas de si para avançar; basta vencerem os seus jogos. O Goiatuba, por outro lado, está rebaixado e jogará apenas pela honra. Confira aqui a tabela de classificação completa do Goianão de 2022.