Press "Enter" to skip to content

Última segunda-feira, 3, foi o dia mais quente do planeta

Última atualização 05/07/2023 | 11:53

A última segunda-feira, 3 de julho de 2023, foi o dia mais quente registrado em escala global desde que se tem registro no mundo. A confirmação do fenômeno é dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos.

De acordo com os cientistas dos Centros americanos, a temperatura média do mundo foi de 17,01ºC na última segunda-feira, mais do que os 16,92ºC, maior temperatura média em escala global registrado no mês de agosto de 2016.

Acontecimento pode ter influência do fenômeno El Niño

Umas das causas indicadas pelos especialistas para o aumento da temperatura média em escala global é o surgimento do fenômeno El Niño no último mês. O fenômeno consiste em um padrão climático que permite que as águas mais quentes confinadas no Pacífico, se espalhem para o leste até a América do Sul, aumentando as temperaturas médias de várias regiões no mundo.

Nos últimos dias, uma onda de calor domina o hemisfério norte do Planeta Terra. Nos países localizados no norte do continente africano, por exemplo, os termômetros podem registrar até 50ºC. Alterações na temperatura também foram registradas no extremo continente Antártica, onde é inverno nessa época do ano. Mesmo lá, houve aumento da temperatura média já observada pelos cientistas. Foi registrada temperatura de 8,7ºC, recorde para o mês de julho no continente.