-se na newsletter do O Globo para receber as últimas notícias do Rio de Janeiro!
Nesta segunda-feira, a cidade do Rio de Janeiro se prepara para o último dia da Cúpula do Brics, que conta com a presença de chefes de Estado e delegações de 28 nações. A prefeitura declarou feriado para algumas categorias e adotou um esquema especial, que inclui bloqueios, interdições e mudanças no funcionamento dos transportes públicos.
O MetrôRio manterá o horário de dias úteis, das 5h à meia-noite, diferente do que acontece em feriados. Já a Supervia terá ajustes nos ramais Santa Cruz, Deodoro, Japeri e Belford Roxo, com alterações pontuais nos intervalos ao longo do dia. Enquanto o BRT seguirá o planejamento de sábados, mesmo com setores como comércio e shoppings não sendo contemplados com o feriado.
O VLT Carioca terá composições das 5h às 23h, com intervalos médios de 15 minutos nas linhas 1, 3 e 4, e funcionamento normal na linha 2. Os ônibus terão desvios em Copacabana e no Aterro do Flamengo devido aos bloqueios em algumas vias. Além disso, várias vias expressas podem ter bloqueios eventuais para passagem de comitivas diplomáticas.
Para garantir a fluidez do trânsito, atividades como estacionamento e carga e descarga estão suspensas na orla de Copacabana, Leblon e Ipanema até as 22h desta segunda-feira. As faixas BRS em toda a cidade e a faixa seletiva da Avenida Brasil também estarão suspensas. O Aeroporto Santos Dumont permanecerá fechado para pousos e decolagens até as 18h, com voos transferidos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim.
As companhias aéreas estão oferecendo alternativas aos passageiros afetados e recomendam entrar em contato para mais informações. Fique por dentro de todas as mudanças e planeje seu dia com antecedência para evitar transtornos. Inscreva-se na newsletter do O Globo e receba as últimas notícias do Rio de Janeiro em primeira mão.