Press "Enter" to skip to content

“Último dos Moicanos” no Centro de Goiânia, Cine Ritz anuncia reabertura

Última atualização 04/08/2023 | 17:42

O “Último dos Moicanos” do centrão de Goiânia está de volta. Em post em seu perfil no Instagram nesta sexta-feira, 4, o Cine Ritz informou que vai retomar as atividades. As exibições já retornam às 18 horas de hoje. A notícia da interdição, que forçou o estabelecimento a fechar as portas nesta quinta-feira, 3, causou grande repercursão e até comoção entre os cinéfilos da capital. Eis alguns trechos do anúncio:

Respondendo as milhares de perguntas e contatos que tivemos desde ontem, principalmente de nosso público, mas também de artistas, jornalistas, políticos, esse post é para dizer que o Cine Ritz está de volta! E também é um post de agradecimento! 

O Cine Ritz está de volta! Aguardamos todos vocês! Obrigado a todos que estão conosco, nessa paixão pela arte e pelo cinema, por uma Goiânia mais artística, que tenha mais entretenimento, mais preços acessíveis, mais qualidade de programação e de atendimento.

A suspensão das atividades do Cine Ritz foi de responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). Localizado na Rua 8, a unidade é o último cinema comercial de rua da capital em atividade. Em nota, o órgão afirmou que ação foi motivada por recomendação do Ministério Público do Estado de Goiás, no Inquérito Civil Público 2016002022, que requisitou cópias dos alvarás de funcionamento “de cada uma das empresas de salas de cinema” em funcionamento na capital, além de esclarecimentos sobre a acessibilidade dos mesmos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura pontuou que “uniu forças com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) para promover a desinterdição imediata do Cine Ritz. As providências foram tomadas como medida emergencial dada a importância cultural do espaço, bem como o atual trabalho da Prefeitura de Goiânia pela requalificação do centro da capital. A administração do Cine Ritz agradeceu a prontidão das secretarias municipais em ajudar a resolver a questão com tamanha agilidade”.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CINE RITZ (@cineritzgoiania)

Desafios

Em janeiro de 202,3 auditores fiscais da Seplanh Goiânia procederam vistoria nos cinemas mantidos pelas empresas, constatando que o Cine Ritz não possuía Alvará de Localização e Funcionamento, razão pela qual o mesmo foi autuado, gerando processo de administrativo para interdição do estabelecimento.

Antes, em 2019, o estabelecimento já havia sido autuado por exercer atividade comercial sem a devida autorização do poder público. No mesmo ano, foi aberto processo junto à Prefeitura de Goiânia para licenciamento. Entretanto o processo foi arquivado pois os responsáveis não sanaram nenhuma das pendências apontadas nos autos.

O documento ressalta que a gestão municipal reconhece a importância histórica do Cine Ritz e que não teve o objetivo de cercear a atividade do estabelecimento. Fundado na década de 90, o cinema seguia exibindo filmes do circuito comercial em suas duas salas, com capacidade para quase 500 pessoas.

Durante a pandemia, enfrentou dificuldades após 18 meses fechado. A direção chegou a fazer uma vaquinha virtual para se manter aberto. Antes da crise sanitária, chegou a lançar a campanha “Salve o cinema. Não deixem o Cine Ritz Morrer” com ingressos promocionais para angariar recursos.