Último lote de pedágios no Paraná leiloado com desconto de 23,83%: conheça as novas praças

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Último lote de pedágios do Paraná é leiloado; veja onde estão as praças

Grupo Pátria apresentou desconto de 23,83% na tarifa básica. Oito rodovias estaduais e três federais que passam por 16 cidades do estado ficarão sob administração da empresa por 30 anos.

O último lote de rodovias do Paraná será leiloado amanhã (30)

A Reune Rodovias Holding II S.A, do Grupo Pátria Investimentos, venceu a disputa pelo Lote 5 do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira (30), pela Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. O desconto para a tarifa básica de pedágio ofertado pela empresa foi de 23,83%.

Cinco rodovias estaduais e três federais que passam por 16 cidades do estado ficarão sob administração da empresa por 30 anos. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o consórcio assume o trecho em até 30 dias após a assinatura do contrato, que está prevista para ocorrer em fevereiro de 2026.

O lote inclui extensão de 432,77 quilômetros das rodovias das regiões Oeste e Noroeste. As rodovias beneficiadas serão as federais, BR-163, BR-369, BR-467; e estaduais, PR-158, PR-317, PR-467, PR-977 e PR-978.

Veja onde estarão as praças de pedágio:

– Quilômetro 225 da BR-163 em Cascavel – Será instalada;
– Quilômetro 313 da BR-163 em Terra Roxa – Será instalada;
– Quilômetro 476 da BR-369 em Corbélia – Já existe;
– Quilômetro 360 da BR-369 em Mamborê – Já existe;
– Quilômetro 129 da PR-317 em Floresta – Já existe.

Pedágios do Lote 5 das rodovias do Paraná. — Foto: Artes/RPC

Investimento

O contrato prevê o investimento de cerca de R$ 11,7 bilhões. Com o valor, as rodovias deverão ser beneficiadas com 238 quilômetros de duplicações, 20 quilômetros de vias marginais e 3,7 quilômetros destinados à implantação de contornos, como o de Guaíra. Além disso, estão previstos 12 quilômetros novos de rodovias, 55 obras de arte especiais – viadutos e pontes -, cinco passarelas para pedestres, 12 km de ciclovias e três passagens de faunas.

Lista de cidades atendidas pelo trecho:

– Campo Mourão;
– Cascavel;
– Corbélia;
– Engenheiro Beltrão;
– Floresta;
– Guaíra;
– Juranda;
– Mamborê;
– Marechal Cândido Rondon;
– Maringá;
– Mercedes;
– Peabiru;
– Quatro Pontes;
– Terra Roxa;
– Toledo;
– Ubiratã.

Trecho da BR-369, entre Cascavel e Campo Mourão que está incluído no Lote 5 de concessão dos novos pedágios. — Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Outros Lotes

O fim do contrato com as antigas concessionárias ocorreu em agosto de 2021 e o edital de licitação do lote 1 foi publicado em maio de 2023. Neste período as estradas ficaram sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Para a concessão do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná, o estado foi dividido em seis lotes, com rodovias estaduais e federais. Cada lote é leiloado separadamente.

A responsável pelo lote 1 é a Via Araucária, com a concessão de 473 quilômetros. Nos pacotes estão trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, localizadas nas regiões central, Campos Gerais e Curitiba. As tarifas dos pedágios estão ativas desde março deste ano.

Já o lote 2, no Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba, está sob responsabilidade do grupo EPR Litoral Pioneiro. Com mais de 600 quilômetros, estão BR-153, BR-277, BR-369, PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Assim como o primeiro, as tarifas são cobradas desde março.

O lote 3 ficou sob responsabilidade da concessionária CCR S/A. O lote inclui 569 quilômetros das rodovias BR-369, BR-373, BR-376, PR-170, PR-323, PR-445 e PR-090, dentro da Malha Norte. Os trechos fazem a ligação da região norte do estado com a BR-277, até o Porto de Paranaguá, no litoral.

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