Últimos dias de inscrição para curso de roteiro do Icumam

Roteiristas, diretores, estudantes de audiovisual e demais interessados em aprender sobre roteiro, mesmo sem experiência prévia na área, podem se inscrever, até a próxima quinta-feira, 24, para o Projeto de Roteiros Audiovisuais da 14ª edição do Curso de Formação Profissional.

O curso é gratuito e será realizado de 26 a 29 de novembro, das 19 às 22 horas, na sede do Sebrae, em Goiânia. A iniciativa é promovida pelo Icumam Cultural, com apoio do Fundo de Arte e Cultura (FAC), mecanismo gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Estão sendo ofertadas 80 vagas, e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.icumam.com.br/curso_cinema.

Curso de roteiro do Icumam

O curso é dividido em quatro módulos, sendo cada um com 20 participantes, proporcionando uma abordagem focada e personalizada para os seguintes temas:

  • Roteiro Cinematográfico de Ficção;
  • Cinematográfico de Documentário (curta e longa-metragem);
  • Séries de TV de ficção;
  • Animação.

O formato do curso visa proporcionar uma imersão completa no universo dos roteiros audiovisuais. Durante os quatro dias de atividades, os participantes terão aulas teóricas, consultorias coletivas e pitching de ideias com duração de três horas por dia, combinando teoria e prática em um ambiente colaborativo.

Além da orientação técnica, as consultorias abrem espaço para debates e discussões sobre os projetos em desenvolvimento, permitindo que cada participante receba retorno direto sobre suas ideias. Essa abordagem busca incentivar o crescimento narrativo dos projetos e preparar os roteiristas para os desafios do mercado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda

Avançou, no Senado, o Projeto de Lei (PL) 3.965/2021, que, quando sancionado, possibilitará o uso de valores arrecadados por meio de multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

A proposta foi aprovada nesta quarta-feira, 18, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário. Como a matéria sofreu alterações durante a tramitação no Senado, retornará à casa de origem (Câmara dos Deputados) após sua aprovação.

Entre as mudanças está a exigência de exame toxicológico para a renovação da habilitação de todas categorias de motoristas profissionais – inclusive aqueles que trabalham em empresas de transporte individual.

Peculato qualificado

Outra matéria aprovada pela CCJ é a que prevê aumento de pena para os crimes de peculato qualificado, quando há desvio de recursos nas áreas de saúde, educação ou seguridade.

Atualmente, a pena é de dois a 12 anos de prisão. O PL 1.038/24 prevê reclusão de quatro a 16 anos, além de aplicação de multa.

A mesma pena será aplicada nas situações de crime de responsabilidade, se praticado por prefeitos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp