Últimos dias para fazer o cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil; veja como

Cadastramento

O prazo para o cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil (PLE), relativo ao ano de 2022, termina no próximo dia 31. Desde janeiro os estudantes têm acesso ao sistema para adesão e atualização de dados cadastrais, de forma ininterrupta, algo inédito realizado pelo Governo de Goiás, devido ao calendário escolar atípico ocasionado pela pandemia da Covid-19.

A data limite foi alterada de novembro para outubro, para que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) modifique e implante um sistema mais moderno de pagamento do crédito. Desde o início do ano, mais de 82 mil estudantes efetuaram o procedimento. O benefício que é concedido pelo Governo de Goiás da a garantia de 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta de casa até a instituição de ensino.

Os municípios que têm cobertura do programa são: Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Como fazer

Para os alunos de Goiânia e Região Metropolitana, o cadastro e o recadastro é feito pelo site Juventude do governo de Goiás. Com a solicitação aprovada, o prazo é de 15 dias para que o cartão do novo beneficiário fique pronto. Ao fim desse prazo o estudante recebe um e-mail informando sobre o cartão,  em seguida o documento deve ser retirado na unidade do Vapt-Vupt escolhida no ato da inscrição.

Para realizar o resgate, é necessário agendar pelo site do Vapt-Vupt.

Os estudantes da cidade de Anápolis, que já possuem o benefício, devem procurar a instituição de ensino em que está matriculado para que ela faça o envio da solicitação para a Urban. Já os alunos que ainda não integram o programa, o cadastro é realizado de forma presencial e deve ser realizado na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes. Os documentos necessários são, cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4.

Após a solicitação ser aprovada, o cartão poderá ser retirado no prazo de sete dias, contando a data do pedido formal, o local para retirar o cartão é na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, localizada na Rua Tônico de Pina, Setor Central.

Em Anápolis, todos que forem contemplados com o programa deve fazer a ativação do benefício junto ao governo, nas unidades do Vapt-Vupt, agendando pelo site.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos