Alerta máximo: Lazio x Roma com organizadas estrangeiras causa tensão na Itália; entenda
Ultras de sete equipes aliadas dos torcedores rivais da capital italiana estarão no Estádio Olímpico em clássico às 7h30 (de Brasília) deste domingo
Ex-capitão da Roma, Florenzi anuncia aposentadoria: “Obrigado por tudo, meu amigo” [https://s02.video.glbimg.com/x240/13876881.jpg]
Quando Roma e Lazio duelam, a capital italiana fica em estado de alerta. O clássico, considerado uma das principais rivalidades da Europa, movimentou um esquema de segurança especial da polícia de Roma. Neste domingo, às 7h30 (de Brasília), torcedores organizados (ultras) de outros sete times do continente estarão no Estádio Olímpico de Roma.
O Estádio Olímpico de Roma não estará divido somente por Lazio e Roma neste domingo. Além dos ultras italianos locais, outras oito torcidas organizadas estarão no local.
Cinco grupos de ultras estarão na Curva Nord com a Lazio: a West Sofia, do Levski Sofia, da Bulgária, os Sharks Hooligans, do Wisla Cracóvia, da Polônia, a Inter City Firm, do West Ham, da Inglaterra, os Blue Side Lok e Ultras Lokomotive, ambos do Lokomotive Lipsia, da Alemanha.
Na Curva Sud, da Roma, estarão: a Gate 13, do Panathinaikos, da Grécia, os Bad Blue Boys, do Dinamo Zagreb, da Croácia, e a Frente Atletico, do Atlético de Madrid, da Espanha.
Com a tensão elevada, a polícia prepara um esquema de segurança especial para o jogo das 7h30 (de Brasília) deste domingo. Mais de 1.500 policiais estarão de plantão somente para o clássico. Pubs e restaurantes também passaram a ser monitorados já na noite de sábado, de acordo com a Gazzetta dello Sport.
Drones e helicópteros serão utilizados pela polícia, que prega “tolerância zero” para confusões no clássico. O transporte público de Roma será monitorado antes e depois da partida.
O Derby della Capitale já contou com momentos lamentáveis nas arquibancadas. Ultras da Lazio, na temporada 1998/99, levaram uma faixa com os dizeres “Auschwitz é sua cidade, os fornos são suas casas”, em relação ao campo de concentração mais conhecido do Holocausto, genocídio de judeus na Segunda Guerra Mundial.