Press "Enter" to skip to content

Um ano após a morte, Iris Rezende se tornou nome apenas de um plenário da Alego

Última atualização 08/11/2022 | 18:09

Nesta quarta-feira, 9, se completa um ano da morte do ex-político Iris Rezende Machado. Ele morreu aos 87 anos após passar três meses internado devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). À época, cogitou-se prestar homenagens utilizando o nome dele para batizar avenidas e obras de Goiânia. Até o momento, somente o plenário do novo prédio da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu o título. Ele também recebeu um busto no local.

Na capital, uma queda de braço foi travada dentro da Câmara Municipal para renomear a Avenida Castelo Branco para Agrovia Iris Rezende Machado. O projeto com a proposta foi aprovado  em primeira votação, mas aguarda análise da Comissão de Habitação e Urbanismo, antes de retornar para segunda votação em plenário. 

É a segunda tentativa de conseguir a mudança. A primeira foi em novembro do ano passado. À época, o prefeito Rogério Cruz rejeitou a  ideia de que a alteração de nomes de ruas e logradouros públicos depende de aprovação da maioria dos moradores da região, o que não havia ocorrido.

O Aeroporto de Goiânia também se tornaria uma homenagem. A sugestão se tornou uma polêmica com direito à gravação de um vídeo do então arcebispo da capital, Dom Washington Cruz, criticando a substituição. Ele pediu a manutenção do nome Santa Genoveva porque faz referência à cidade onde Santos Dumont teria realizado o primeiro voo do planeta e faz uma breve biografia da mulher beatificada pela Igreja Católica. A proposta de alteração foi de autoria do senador Luiz do Carmo (MDB).

Além do aeroporto, que é administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), outros equipamentos públicos foram cogitados para receber o nome do ex-governador: o Mutirama, a Avenida Anhanguera, o Paço Municipal, o Bosque dos Buritis e o Morro da Serrinha.

Relembre a trajetória de Iris Rezende

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis, a 86 quilômetros da capital, começou na carreira política ainda muito jovem quando foi eleito a vereador, em 1958. Desde então, o político ocupou importantes cargos políticos locais e nacionais.

Em 1966 ele foi eleito pela primeira vez como prefeito de Goiânia. Após isso ele foi governador de Goiás ( 1983 a 1986 / 1991 a 1994), Ministro da Justiça (1997), Ministro da Agricultura (1986), deputado estadual, senador (1995).

Suas administrações foram marcadas por ações sociais e de meio ambiente. Iris marcou Goiás com os mutirões que ajudaram a construir moradias, bairros, prestar serviços públicos de limpeza urbana e herborização. Em uma dessas ações ele chegou a construir mil casas em um só dia, feito que foi parar no livro dos recordes.