Press "Enter" to skip to content

Um mês após aprovação da Anvisa, venda de autotestes em Goiânia começa com baixa procura

Última atualização 15/03/2022 | 11:10

A venda de autotestes em Goiânia começou no último final de semana em apenas duas redes de farmácias da cidade.

A procura foi considerada baixa e o motivo pode ser uma associação de queda de casos de Covid e preço salgado do exame. A reportagem do Diário do Estado ligou para Drogasil e a Pacheco e encontrou o preço de R$69,90. Na promoção, dois saem por R$59,90 cada um.

Segundo o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás, Fábio Basílio, o motivo é a logística. “É uma questão de mercado mesmo. Eles compraram primeiro, mas as outras também vão oferecer os autotestes. Para quem não tem centro de distribuição, a chegada do produto em Goiânia depende da oferta na distribuidora”, explica.

Basílio afirma que a expectativa de vendas porque poucas pessoas sabem do comércio do autoteste e a curva de contaminação de Covid permanece descendente. “A procura vai ser pequena mesmo”, acredita.

A coleta ocorre por meio da introdução de um bastão no nariz e o resultado sai em 15 minutos. Por ser incômodo, um dos problemas apontados por especialistas está na dificuldade das pessoas em recolher o material genético na região considerada ideal para verificar a presença do coronavírus. Outro detalhe é a data para fazer o teste, que deve ser do primeiro ao sétimo dia de aparecimento dos sintomas ou cinco dias após o contato com uma pessoa infectada.

“No início dos sintomas o principal risco é de falso positivo. A atenção ao momento de se realizar e ao modo de fazer são importantes. No cenário macro, o monitoramento e a testagem devem estar sempre à vista, sem desviar o foco”, explica o infectologista Marcelo Daher, que afirma vivermos redução de casos da doença,  mesmo após o carnaval.

A liberação da venda do autoteste pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  foi em 17 de fevereiro. A única marca autorizada é a Novel, fabricada pela CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos.

Testagem gratuita

Em Goiânia, a Prefeitura continua realizado testagens em massa nas modalidades tenda para pessoas que agendaram e drive thru na modalidade espontânea. Os locais são divulgados semanalmente no site, por onde podem ser feito o agendamento, (clique aqui) e ocorrem em diversos locais da capital, sendo alterados diariamente. O serviço é gratuito e começa às 8 horas.