Exatamente um mês após a cirurgia de separação, a pequena Heloá vem mostrando claros sinais de evolução. O médico Zacharias Calil compartilhou o vídeo da garota de três anos de idade brincando e “fazendo coraçãozinho” na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). A sua irmã gêmea siamesa, Valentina, também segue se recuperando.
A situação das gêmeas siamesas
No dia 11 de janeiro deste ano, as gêmeas siamesas Heloá e Valentina fizeram a cirurgia de separação em Goiânia. Naturais de Guararema, no interior de São Paulo, as irmãs se mudaram para Morrinhos e estavam no aguardo do procedimento, que aconteceu no Hecad.
O processo de separação foi árduo, e poderia ocasionar várias complicações durante a cirurgia. “Tivemos que dividir o fígado, o intestino delgado, e o intestino grosso. Tivemos que modificar o sistema urinário delas, porque apresentou complicações” disse Zacharias Calil, na época do procedimento.
As primeiras semanas foram difíceis, com as duas irmãs passando semanas em estado grave. A evolução de Heloá está mais rápida, e por isso ela já consegue interagir mais, brincando e chegando até a presentear o médico com uma caneca. Valentina já foi extubada, mas seu processo de recuperação está um pouco mais lento.
Os pais das gêmeas, inclusive, recentemente comemoraram a evolução das filhas, que seguem internadas em Goiânia. Elas eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso.
Confira o vídeo de Heloá brincando e interagindo com os profissionais no Hecad:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)