Press "Enter" to skip to content

Um novo zoológico poderá ser construído em Goiânia

Última atualização 14/12/2017 | 10:20

A intenção do projeto é proteger animais da fauna brasileira e do cerrado

Goiânia poderá ganhar um novo zoológico apenas com animais do cerrado e da fauna brasileira. É um projeto da Agência de Eventos, Turismo e Lazer (AGETUL) que será iniciado em 2018, com pedido de autorização, podendo ser construído na região norte através de uma Parceria Pública Privada (PPP). Ainda não se sabe ao certo qual o valor estimado para construção, porém o projeto irá solicitar verba aos governos federal e estadual e principalmente junto a iniciativa privada.

A ideia é fazer do local um santuário natural para os animais. Pretende-se também com o projeto preservar a fauna brasileira e do cerrado, servindo como local de potencial reprodução em cativeiro de algumas espécies, com intuito de evitar sua extinção. No ano que vem já está previsto a reprodução em cativeiro do lobo-guará.

Segundo o presidente da AGETUL, Alexandre Magalhães, o objetivo do novo zoológico é ainda acolher animais que são provenientes de apreensão de tráfico, vítimas de atropelamento, maus-tratos e daqueles que ficaram órfãos. “Estes animais vão viver em local seguro, tratados até que possam ser reintroduzido à natureza”.

Para Alexandre, um dos benefícios que esse projeto trará é mostrar para as futuras gerações que alguns animais que poderiam estar extintos foram resgatados e reintroduzidos ao cerrado, que é um dos maiores biomas do planeta. Em relação a situação do atual zoológico, o presidente disse que seria revitalizado aos moldes do Parque Ibirapuera em São Paulo, com opções de receber atrações culturais, esportivas e gastronômicas. Os animais que hoje estão no local seriam transferidos para o novo parque.

Joyce Cristina