Press "Enter" to skip to content

“Um país mais desenvolvido e justo”, promete Lula em diplomação

Última atualização 12/12/2022 | 15:30

Em seu discurso de diplomação da sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Lula reforçou compromisso com a democracia e a Constituição. Emocionado, ele relembrou o processo eleitoral e criticou indiretamente o adversário Jair Bolsonaro. A cerimônia reconhece a vitória do petista nas urnas com 50,08% dos votos válidos. A próxima etapa do protocolo é a posse no cargo em 1º de janeiro de 2023, que marca a investidura no mandato entre 2023 e 2026.

“Em poucas vezes na nossa história, a vontade popular foi colocada à prova e teve que vencer obstáculos para ser ouvida”, afirmou emendando agradecimentos ao TSE e ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo esforço na defesa da soberania do voto popular.

De acordo com ele, o embate eleitoral se travou entre duas visões de mundo e de governo. Lula destacou que veio para vencer um “projeto de destruição do País ancorado no poder econômico e uma indústria de mentiras e calúnias nunca antes vista”. Ao longo de sua fala, o petista citou o levantamento de dúvidas sobre o processo eleitoral e a tentativa de impedir eleitores de voltarem em algumas regiões do Brasil no segundo turno que enfrentaram blitz feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), apesar de proibidas judicialmente.

O discurso de Moraes ressaltou que o evento reconhece a lisura do pleito e expôs que os defensores do “regime de exceção, uma ditadura” questionadores do sistema eleitoral já foram identificados e serão punidos para que a agitação das eleições 2022 não se repita. Segundo ele, mecanismos e agentes nacionais e internacionais foram implementados para prevenir fraudes no sistema eleitoral e nas urnas eletrônicas.

“Ataques à democracia e ao pleito eleitoral não se resumiram à liberdade de imprensa e sistema eleitoral. Se concentraram a ataques e ameaças de todo tipo de ameaças ao poder judiciário e seus membros em especial do STF e TSE. Seguindo cartilha autoritária e extremista daqueles que no mundo todo não respeitam a democracia e o estado de direito, no Brasil, grupos organizados atacaram a independência do Judiciário disseminando desinformação, discurso de ódio contra seus momentos  e seus familiares inclusive verbalmente”, afirmou.  

Na transmissão ao vivo pelo perfil pessoal de Lula no Instagram, os seguidores aclamaram o presidente eleito. Os convidados da cerimônia no auditório do TSE, em Brasília, aplaudiram de pé o petista ao final do discurso. Estiveram presentes os ex-presidentes José Sarney, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e os atuais e ex-ministros do STF.