Ambiente favorável e incentivos a investimentos projetam Umuarama no PR
Cidade tem Zona de Processamento de Exportações e Parque Tecnológico em fase de
implantação, lidera na geração de empregos e incentiva o desenvolvimento atraindo empresas.
Com pouco mais de 120 mil habitantes, infraestrutura consolidada e um mercado regional com quase 500 mil consumidores, Umuarama é a cidade que mais se destaca no Noroeste do Paraná na atração de investimentos. A administração municipal está implantando mais um parque industrial (o quinto) para abrigar novas indústrias e permitir a expansão de empresas já instaladas, nas imediações do entroncamento das rodovias estaduais PR-323 (duplicada em todo o trecho urbano) e PR-468, que liga a região às cidades de Mariluz e Goioerê.
O orçamento da Prefeitura para o próximo ano bateu a casa de R$ 1 bilhão. A Lei Orçamentária para 2025 mostra uma evolução sem precedentes na estimativa de receitas e despesas do município, que triplicou bos últimos oito anos. Em 2017 o município tinha um orçamento de R$ 344 milhões. De lá para cá o valor cresceu quase 200%, enquanto a inflação nacional acumulou alta de 36%.
Um fator determinante para esse desempenho foi a abertura de empresas, graças ao cenário regional e a projetos locais que fortalecem a economia. São exemplos o Programa Municipal do Primeiro Emprego (Promupe), que concede incentivos para a contratação de adolescentes e jovens, e o Programa de Desenvolvimento de Umuarama (Prodeu), pelo qual a Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação do município realiza concessão de direito real de uso de imóveis públicos para empresas que querem se instalar na cidade ou ampliar seus negócios.
Mais de 530.000 m² disponíveis para novas indústrias, com diferentes parques industriais como o Pq Industrial Serra dos Dourados, Pq industrial de Lovat, Pq Industrial (saída para Mariluz), Pq Industrial Estrada Vermelha e Pq Industrial Grevilhas estão disponíveis para impulsionar o crescimento econômico da região.
A Prefeitura também atua em parceria com o governo do Estado para a criação do Parque Tecnológico Technopark Umuarama. O município tem, em processo de instalação, um Hub de Inovação voltado à criação e instalação de incubadoras empresariais, que vão ‘gestar’ novas empresas no ramo de tecnologia e prepará-las para caminhar por conta própria, informa a Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação.
De acordo com a Divisão de Indústria e Comércio, o sucesso também se deve ao trabalho intenso da Casa do Empreendedor, uma estrutura voltada à orientação, qualificação, acesso aos processos legais e ao crédito (financiamento) para microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Neste ano, o serviço foi premiado com o Selo Ouro de Referência em Atendimento 2023, concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).
Além disso, projetos de lei tramitam junto à Câmara de Vereadores para favorecer a abertura de novas empresas e melhorar as condições de sucesso na fase inicial de atividade, que é o período mais crítico para a sobrevivência dos empreendimentos. Uma das iniciativas cria o Fundo de Aporte Garantidor, para reduzir juros e garantir financiamentos a MEI e microempreendedores, e a outra é a Lei de Ambientes Promotores de Desenvolvimento, que define atribuições para o município e de empresas que poderão ser incluídas em incubadoras industriais e tecnológicas.
Atualmente o município realiza pré-qualificação para avaliar e qualificar licitantes interessados em participar de leilões de alienação de imóveis definidos no Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE), instituído pela Lei Municipal nº 4.706/2023. O procedimento é anterior à licitação e destina-se a identificar interessados que reúnam condições de qualificação para participar de futuras licitações do plano, que serão restritas aos pré-qualificados.
Com tantos atrativos, Umuarama se coloca como o ‘carro-chefe’ do extremo Noroeste do Paraná, o maior centro econômico e empresarial de uma região com mais de 50 municípios servido por boas rodovias, um aeroporto regional certificado com voos comerciais, cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas, planejamento delineado para o desenvolvimento até 2050 (Masterplan) e uma política de incentivos e apoio aos empreendedores e investidores.